HUB
Lula e equipe passam o dia acertando detalhes da reforma ministerial
Reforma 1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe passaram o dia de ontem fechando detalhes da reforma ministerial a ser feita, a fim de acomodar o Centrão no Governo. No final da noite, a expectativa era que as mudanças seriam anunciadas hoje. No setor de infraestrutura, o Ministério de Portos e Aeroportos passaria a ter um novo comando, com a saída de Márcio França (PSB) e a chegada do deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE).
Reforma 2
As negociações envolvendo a reforma ministerial foram acompanhadas com atenção por empresários e autoridades do setor portuário, preocupados com os impactos nas autoridades portuárias controladas pelo Governo Federal e seus projetos. Muitos temem que, caso a troca de comando no Ministério de Portos e Aeroportos se confirme, haja um apagão no segmento, com investimentos públicos sendo paralisados até que a nova direção defina os ocupantes dos cargos de confiança na pasta e nas administrações portuárias subordinadas diretamente ao órgão, processo que só deve ser concluído no início do próximo ano.
Reforma 3
Segundo um empresário portuário, confirmando a mudança no ministério, o novo ministro começará sua gestão com o desafio de garantir a continuidade das ações do Governo nesse segmento. O novo PAC prevê R$ 9,6 bilhões em investimentos federais nos portos. Apenas em acessos terrestres aos complexos marítimos, são R$ 6,4 bilhões.
Portos
Segundo uma fonte privilegiada no Ministério de Portos e Aeroportos, a escolha do futuro secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários será influenciada pelo governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, filiado ao Republicanos, mesmo partido do deputado federal Sílvio Costa Filho. Atualmente, a Secretaria tem à frente o economista e consultor portuário Fabrizio Pierdomenico, ligado ao PT e cuja atuação tem sido elogiada pelo mercado.
Contorno ferroviário
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit, do Ministério dos Transportes) publicou ontem, dia 17, o edital de chamamento para propostas do Contorno Ferroviário de São Francisco do Sul (SC). Elas serão abertas em outubro. A empresa ou o consórcio escolhidos vão produzir o projeto executivo e realizar as obras do empreendimento. A expectativa é que a construção comece no próximo ano e seja concluída em 2027.