A esquadra está realizando uma navegação transoceânica de instrução para formar oficiais por meio de adestramentos no mar, além de promover a amizade entre os países visitadosCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Esquadra japonesa visita o Porto do Recife hoje
Marinha do Brasil e Força Marítima de Autodefesa do Japão vão realizar atividades em conjunto
O Porto do Recife (PE) recebe a esquadra de treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão nesta terça-feira (22). A embarcação fica até quinta-feira (24), mas não estará aberta para visitação ao público.
Isso porque a passagem dos navios japonês pelo porto brasileiro faz parte da formação de futuros oficiais do país asiático. Desde 25 de maio deste ano a esquadra está realizando uma navegação transoceânica de instrução para formar os oficiais por meio de adestramentos no mar, bem como para cultivar e promover a amizade entre os países visitados.
O comandante do 3º Distrito Naval, o vice-almirante Alexander Reis Leite, participará da recepção aos navios como representante da Marinha, acompanhado do capitão dos Portos de Pernambuco, o capitão de Mar e Guerra Frederico Medeiros Vasconcelos de Albuquerque.
A navegação ainda vai passar por oito países: Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Chile, Argentina, Brasil e Colômbia. Antes de chegar ao Recife, a esquadra japonesa passou pelo Rio de Janeiro.
As embarcações retornam ao Japão no dia 20 de outubro.
Apresentações
Apesar de o navio não abrir para visitação pública, a tripulação japonesa fará apresentações. A primeira acontece nesta terça-feira (22), às 16h, no Shopping Rio Mar, que receberá as bandas da Marinha do Brasil e da Esquadra Marítima do Japão. Participação especial do Grupo de Tambores “Ren Taiko Recife”.
No mesmo dia, das 18h às 20h, haverá um intercâmbio de arte marcial dedicada ao judô, na Academia Nagai. E no dia 23, das 9h às 10h, terá a cerimônia de aposição floral no busto do Almirante Tamandaré, na Praça do Arsenal.