Região Sudeste
Jan de Nul vence licitação para obras de dragagem no Porto do Rio de Janeiro
Autoridade Portuária quer que terminal receba navios de maior porte
A Jan de Nul do Brasil foi a vencedora da licitação que prevê obras de dragagem de aprofundamento no acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro. O objetivo da concorrência é de viabilizar a atracação de navios da classe New Panamax, com 366 metros de LOA, além de oferecer melhores condições de navegabilidade no porto.
Conforme apurado pelo BE News, a licitação teve três empresas interessadas. Além da Jan de Nul, fizeram propostas a DTA Engenharia Ltda e a Enterpa Engenharia Ltda. A Jan de Nul arrematou o certame com a proposta de R$ 163.188.574,00.
De acordo com a PortosRio, Autoridade Portuária, a estimativa do volume a ser dragado é de aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos.
Além da dragagem de aprofundamento, o objeto da licitação compreende também a elaboração dos projetos básico e executivo, o projeto de sinalização e balizamento, e demais serviços e operações imprescindíveis e complementares necessários para a entrega da obra.
O Grupo Jan de Nul é especialista em obras de manutenção portuária, principalmente quanto à dragagem de aprofundamento. Este ano a empresa executou as obras de engordamento da orla da praia de Meaípe, na cidade de Guarapari (ES).
Entre outros serviços executados de destaque estão a praia de Matinhos (PR) e a praia central de Balneário Camboriú (SC).