Nacional
Antaq faz reuniões para capacitação de servidores em gestão e concessão de hidrovias
Agência firma parceria com corpo de engenheiros do exército dos Estados Unidos para preparar os servidores
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) iniciou nesta semana um ciclo de reuniões com a United States Army Corps of Engineers (Usace), o corpo de engenheiros do exército dos Estados Unidos. O objetivo é preparar os servidores da autarquia para gestão e concessão de hidrovias.
O acordo culminará na capacitação de servidores para transferência de expertise e tecnologia aos servidores da autarquia voltadas à configuração de estudos para concessões hidroviárias no país.
A parceria será concretizada durante uma missão da Antaq nos Estados Unidos, em setembro, quando a agência e a Usace assinarão um Memorando de Entendimento para firmar o acordo.
A Usace é a responsável por gerir todo o Vale do Mississippi desde 1824. Atualmente, a administração foi expandida para incluir a gestão de riscos de enchentes e sustentabilidade ambiental sob os auspícios da Divisão do Vale do Mississippi.
Entre as prioridades do Ministério de Portos e Aeroportos e da Antaq está expandir o sistema de navegação tanto na cabotagem quanto na navegação interior. O Brasil tem 60 mil quilômetros de potenciais hidrovias, mas, segundo a agência, explora somente cerca de 19 mil quilômetros.
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, ressaltou a importância do acordo entre as entidades. Desde 2022 até o momento foram cinco reuniões técnicas, presenciais e virtuais com a Usace.
“Ele contribuirá muito para a qualificação dos nossos servidores no entendimento de aspectos econômicos, de engenharia, ambientais e de regulação de hidrovias. Usaremos todo esse conhecimento em hidrovias previstas no nosso plano de outorgas. A partir daí daremos mais um passo na concessão deste modal, que é a última fronteira da intermodalidade no Brasil”, disse Nery.