Iniciativa conta com a parceria da Adepe, Porto Digital, Softex-PE e Universidade de Pernambuco. Divulgação/Suape
Região Nordeste
Suape lança plataforma para oferecer soluções tecnológicas às empresas do complexo
Iniciativa conta com a parceria da Adepe, Porto Digital, Softex-PE e Universidade de Pernambuco
Para fomentar a inovação, o Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) lançou, nesta quinta-feira (31), no auditório do edifício-sede da estatal, a plataforma Suape Open Innovation, modelo de gestão que acelera a inovação nas empresas do território por meio de parcerias com outras corporações e Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs).
O programa, chamado de Desenvolve.aí, foi criado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) em parceria com o Porto Digital, com o objetivo de levantar desafios e oportunidades do mercado que podem ser solucionados por meio de inovação e troca de experiências.
A ideia é que as empresas em busca de soluções inscrevam seus desafios no canal aberto no site de Suape, disponível na aba Inovação. Após essa etapa, a empresa preenche os campos com informações das organizações e seleciona as categorias de interesse, como inteligência artificial; desenvolvimento de software e programação; geoprocessamento, geolocalização e rastreamento; entre outros.
“Temos uma oportunidade única de conectar solucionadores de problemas e mão de obra qualificada com as indústrias instaladas no Estado”, enfatizou o diretor-geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Adepe, Pedro Neves.
A plataforma é parte das ações do Programa Lócus de Inovação Suape, formado pela estatal portuária, Universidade de Pernambuco e Softex, contando com apoio da Facepe.
“Além de aprender junto com o complexo, a ideia é promover um ambiente de estímulo que garanta a competitividade e fomente a cadeia produtiva com o que há de mais novo no mercado. Estamos felizes em poder lançar a plataforma Open Innovation para as empresas do território e a expectativa é de que o projeto ganhe proporção nacional, que tenhamos experiências significativas para o país e que possamos aprender com elas”, afirmou o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.
A diretora de Inovação e Transformação de Suape, Adriana Martin, pontuou que a iniciativa é muito importante para o universo portuário. “Estamos começando algo que contribuirá para a eficiência e produtividade das empresas do complexo e os colaboradores perceberão que a inovação faz parte da rotina”, ressaltou a gestora.
Além dos diretores de Suape, estiveram presentes no evento o superintendente de Inovação Aberta do Porto Digital, Felipe Sabat; o diretor-geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Adepe, Pedro Neves; o vice-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Jorge Roberto Cavalcante; o diretor do Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife (Softex-PE), Manoel Borba; e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mauricélia Montenegro.
“Essa iniciativa é muito importante não só para o Porto Digital, mas para o Estado como um todo, pois aproxima grandes corporações multinacionais do nosso ecossistema de inovação para impulsionar produtividade na indústria e, consequentemente, competitividade do nosso estado”, ressaltou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.