O navio Cisne Branco tem como missão representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navaisCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Navio-veleiro Cisne Branco estará aberto para visitação no Porto do Itaqui
Visitantes poderão conhecer a embarcação nos próximos dias 5 e 6
A Marinha do Brasil e a Capitania dos Portos do Maranhão informaram que o navio-veleiro Cisne Branco estará aberto para visitação pública gratuita no Porto do Itaqui, nos dias 5 e 6 deste mês, das 13h às 16h. O acesso será realizado pelo estacionamento de caminhões, próximo ao portão principal.
O programa cultural oferece à população a oportunidade de conhecer a história e a rotina de um dos navios mais tradicionais da Marinha do Brasil, além de explicar como é a vida a bordo.
O navio Cisne Branco exerce funções diplomáticas e de relações públicas, tendo como missão representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais.
O navio também atua no complemento à formação marinheira do pessoal da Marinha, a partir do embarque de Aspirantes da Escola Naval, de alunos do Colégio Naval, das Escolas de Aprendizes-Marinheiros e das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
Outra função do navio é difundir a mentalidade marítima na sociedade brasileira, divulgar a importância do mar para o desenvolvimento nacional e o conceito de Amazônia Azul – faixa oceânica que o Brasil tem direito de exploração.