Segundo a Secex, em 2021 foram exportados US$ 61 bilhões com o emprego de drawback, o que representa 21,9% das vendas externas totais do Brasil no período
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Porto de Santos fecha 2021 com recorde de movimentação
O Porto de Santos encerrou 2021 com novo recorde de movimentação de cargas, atingindo 147 milhões de toneladas, 0,3% acima do verificado no ano anterior. Os aumentos na movimentação de contêineres, soja e fertilizantes foram determinantes para esse resultado, segundo dados da Santos Port Authority (SPA).
As cargas de importação se sobressaíram com alta de 10,4%, somando 43,9 milhões de toneladas. Já as de exportação apresentaram redução de 3,5%, atingindo 103,1 milhões de toneladas.
As mercadorias conteinerizadas mostraram um expressivo crescimento de 14,2%, ampliando a movimentação para 4,8 milhões de TEU (sigla de Twenty-feet Equivalent Unity, unidade contêiner padrão de 20 pés), fruto dos fortes e consecutivos aumentos mensais durante o ano. No mês de dezembro, o Porto também registrou a melhor marca mensal da história para essa carga: 452,6 mil TEU, alta de 3,5% ante dezembro de 2020.
Com isso, no acumulado dos últimos 12 anos, o Porto de Santos cresceu a uma taxa anual composta acima da média do PIB para o período. De 2009 a 2021, o crescimento anual de tonelagem foi de 4,9%, já a taxa dos contêineres avançou 6,6%. No mesmo intervalo, o PIB brasileiro cresceu em média 1,1% ao ano – levando em consideração a expectativa mais atualizada do PIB para 2021, de 4,51%.
Os resultados refletem o “potencial e atratividade do Porto de Santos no processo de desestatização. O Porto não para de crescer e aprimorar suas operações, atraindo cada vez mais cargas e mantendo-se na vanguarda no cenário portuário nacional”, destaca o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral.
A soja em grãos a granel também se destacou ao elevar sua movimentação em 10,5% sobre o ano anterior, atingindo 23,3 milhões de toneladas, mostrando o potencial do agronegócio e o papel do cais santista no escoamento dessa produção. Os fertilizantes encabeçaram o ranking das cargas de importação, crescendo 21,5% e somando 8 milhões de toneladas.