Lula convidou Costa Filho para assumir Portos e Aeroportos na tarde desta quarta-feira
HUB
Portos e Aeroportos: Costa Filho promete diálogo com trabalhadores e empresários
Convidado nesta tarde para comandar o Ministério de Portos e Aeroportos, o deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) promete “dialogar” com trabalhadores, empresários e gestores públicos, para impulsionar “o desenvolvimento econômico e social do País”. O compromisso integra mensagem do parlamentar postada em sua conta do Instagram às 20h13, cerca de duas horas ter sido indicado para o cardo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Apesar do convite para chefiar o Ministério ter ocorrido nesta tarde e já ser esperado há cerca de um mês, a posse só deve ocorrer na próxima semana, quando o presidente Lula retornar de sua viagem à Índia, para a reunião do G20.
Na postagem no Instagram, Costa Filho destaca a importância da pasta, lembrando que este é “um ministério extremamente relevante para a economia do nosso país onde, por exemplo, 95% das exportações e importações do Brasil passam pelos nossos portos”.
Confira a íntegra da mensagem: “Comunico que tive o privilégio de ser convidado pelo excelentíssimo senhor presidente da República, @lulaoficial, para exercer a função de ministro de Estado dos Portos e Aeroportos do Brasil, um ministério extremamente relevante para a economia do nosso país onde, por exemplo, 95% das exportações e importações do Brasil passam pelos nossos portos. Vamos juntos dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras, com o setor produtivo nacional, governadores e governadoras de Estado, prefeitos e prefeitas do Brasil para que, de maneira coletiva, possamos avançar na agenda do desenvolvimento econômico e social do país. Desde já, agradeço a confiança do presidente Lula e de todo o governo. Ao lado do Congresso Nacional, vamos continuar trabalhando por um país mais justo e mais solidário. O Brasil voltou!”.
Costa Filho foi convidado pelo presidente Lula para assumir a pasta no final desta tarde. Ao seu lado, estava o deputado federal André Fufuca (PP-MA), indicado para o Ministério dos Esportes. Também participou da reunião o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Com a nomeação de Costa Filho, o ministro Márcio França (PSB) assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas.
Essa reforma ministerial foi negociada por Lula para criar espaço para partidos do Centrão – pontualmente, o Republicanos e o PP – no Governo Federal. Para isso, enfrentou vários problemas, como a contrariedade de França em deixar o Ministério de Portos e Aeroportos.
Continue acompanhando o portal BE News para mais informações.