Região Sudeste
Porto de Santos sobe uma posição no ranking mundial de complexos portuários
Lista de revista britânica destaca equipamentos que movimentaram contêineres em 2022
O Porto de Santos (SP) subiu uma posição no ranking mundial de portos que movimentam contêineres, saindo do 41º lugar em 2021 para o 40º em 2022. De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), o resultado confirma o cais santista como o principal do Hemisfério Sul e o segundo da América Latina, sendo superado somente pelo Porto de Colón, localizado na margem atlântica do Canal do Panamá.
O ranking é elaborado anualmente pela revista especializada britânica Lloyd’s List, utilizando os dados de movimentação física dos portos de todo o mundo.
Em relação a 2021, Santos trocou de lugar com o Porto de Al Jeddah, na Arábia Saudita, que passou a ocupar o 41º lugar. De acordo com a revista, a vantagem santista se deveu ao crescimento de 3,2% no ano, maior que o do porto saudita, que registrou no período um crescimento de 1,6%.
O total em Santos no ano passado foi de 4,98 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), enquanto que no porto do Oriente Médio foi de 4,96 milhões. Como comparação, o resultado árabe em 2021 foi de 4,88 milhões contra 4,83 milhões no complexo portuário santista.
Os melhores
Na lista da revista Lloyd’s List, dos dez principais portos que movimentaram contêineres no ano passado, sete complexos são da China, com destaque para o Porto de Xangai, que liderou com 47,30 milhões de TEU. O top 10 ainda tem o porto de Singapura, com 37,29 milhões, o porto de Busan (Coreia do Sul), com 22,08 milhões, e, por fim, o porto de Roterdã (Holanda), com 14,46 milhões.
No ranking das Américas, Santos ocupa a sexta colocação, atrás do Porto de Colón, e de cinco complexos portuários dos Estados Unidos, com destaque para o líder, Los Angeles, que movimentou 9,91 milhões de TEU.