sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, liga o Brasil ao Uruguai e sua concessão será o primeiro projeto de desestatização de um ativo hidroviário do paísCrédito: Reprodução

Mercosul

Acessos terrestres e desenvolvimento das hidrovias em pauta no Mercosul Export

Atualizado em: 8 de setembro de 2023 às 9:32
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Fórum de debates está marcado para os dias 11 e 12 deste mês, em Montevidéu

O Mercosul Export, Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, irá debater dois importantes assuntos que envolvem as relações comerciais, não somente entre o Brasil e o Uruguai, mas também com todos os países do Mercosul: acessos aquaviários e terrestres. Os temas estão inseridos na programação do evento inédito, marcado para acontecer nos próximos dias 11 e 12 deste mês, em Montevidéu.

O segundo dia do fórum, dedicado aos painéis técnicos, começará justamente com o assunto voltado ao transporte hidroviário de cargas, e avanços nas hidrovias de Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos e Paraguai-Paraná.

A primeira, que liga o Brasil ao Uruguai, é vista como uma importante vantagem ao transporte hidroviário, que visa proporcionar grandes avanços econômicos e de desenvolvimento a todo o estado do Rio Grande do Sul. Além disso, trata-se do primeiro projeto de concessão hidroviária do país.

O assunto é tratado com grande atenção, tanto que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul criou uma Frente Parlamentar para o acompanhamento e tratativas da hidrovia binacional.

Já a Hidrovia Paraguai-Paraná é vista como parte de um planejamento do Governo Federal que visa uma integração econômica do continente sul-americano. Vale lembrar que a hidrovia cruza o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

No mês passado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Governo pretende apresentar um projeto de expansão da hidrovia até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Acessos terrestres

Outro painel que discutirá um importante assunto será sobre iniciativas para melhorias da logística terrestre.

No mês passado, o Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), anunciou o edital para construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, na BR-116/RS. O novo empreendimento terá 419 metros de extensão, ligando as cidades de Jaguarão (RS), no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai.

A publicação deste edital foi bastante celebrada, pois trata-se de uma demanda histórica para ampliar a integração entre Brasil e Uruguai.

O Mercosul Export terá transmissão ao vivo e gratuita através do site do BE News (portalbenews.com.br) e também pelo canal do Youtube do BE News.

O evento é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.

 

Compartilhe:
TAGS Fórum Internacional de Logística Infraestrutura e Transportes Mercosul Export Rio Grande do Sul