domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os debatedores participaram do painel cujo tema foi “Transporte hidroviário de cargas, os avanços na Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos e a Hidrovia Paraguai-Paraná”Crédito: Divulgação/Brasil Export

Mercosul Export

Implantação de corredores logísticos é vital para integração Brasil-Uruguai

Atualizado em: 13 de setembro de 2023 às 9:52
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Hidrovia da Lagoa Mirim, por exemplo, é vista como um importante modal para futuros negócios

Um dos assuntos mais levantados durante a participação da comitiva do Mercosul Export, em Montevidéu, no Uruguai, envolveu a integração entre o país sul-americano e o Brasil. O tema foi abordado, também, durante um dos painéis técnicos na programação do Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes. Para os debatedores, corredores logísticos são importantes para a relação entre os países vizinhos.

O presidente da Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas, Cristiano Klinger, afirmou que a hidrovia da Lagoa Mirim que vai ligar o Brasil ao Uruguai será de suma importância para o desenvolvimento de futuros negócios comerciais.

“Olhamos a implantação da hidrovia com grandes possibilidades. É a chance de nós termos mais um canal de comunicação com o Uruguai através dessa hidrovia. Isso nos possibilita e vemos com bons olhos para as novas cargas, uma nova relação bidirecional”, comentou.

De acordo com o presidente da empresa pública, o aprimoramento da relação do Brasil com o Uruguai é visto com grande importância para o Rio Grande do Sul e toda a região Sul do país.

“O que estamos fazendo é fundamental para fortalecer e manter o alinhamento, manter foco, nesse propósito de integração. Obviamente nessa nova relação, com a infraestrutura uruguaia, a gente pode crescer e fortalecer nossa região, olhando para o mundo e entendendo que temos essa capacidade de infraestrutura, de acessos, de políticas agressivas. É preciso alinhar as ações e cumprir esse objetivo, se não, cada um puxa para um lado e não colocamos o barco para navegar”, disse.

O diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e presidente do Instituto Brasil Logística (IBL), Ricardo Molitzas, durante a sua participação no painel, elogiou os avanços realizados em logística no Uruguai.

Molitzas destacou a importância do corredor logístico a partir da hidrovia Brasil-Uruguai que irá beneficiar importantes regiões, tais como o centro-oeste brasileiro.

“Do ponto de vista de corredores logísticos, acredito que essa integração entre os países seja fundamental”, disse. “Aqui se mencionou que 53% do comércio uruguaio vem do agronegócio brasileiro, então é fundamental essa discussão, que também há no Brasil, que se tenham corredores logísticos com custos adequados e eficientes”, analisou.

O executivo do Sopesp e do IBL reforçou que os debates sobre esses temas precisam que saiam do campo da discussão e saltem para o campo do planejamento e implantação. Isso segundo ele, é uma das grandes dificuldades nos projetos de infraestrutura no Brasil.

“Se fala muito de hidrovia no Brasil, mas não temos hidrovias. O que temos são vias navegáveis. Ainda temos um longo caminho até chegarmos nas hidrovias. Não há dúvidas de que a integração nessas discussões nos dá perspectivas de melhoria importante nos corredores com competitividade, tanto para as cargas brasileiras, quanto para as cargas uruguaias”, disse.

O painel “Transporte hidroviário de cargas, os avanços na Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos e a Hidrovia Paraguai-Paraná” também teve a participação do presidente da Administração Nacional de Portos do Uruguai (ANP), Juan Curbelo, e do gerente-geral do Instituto Nacional de Logística (Inalog), Emilio Rivero, que fizeram apresentações a respeito dos projetos e desenvolvimentos da logística portuária do país, em especial do Porto de Montevidéu. O mediador foi o jornalista Leopoldo Figueiredo, diretor de redação do BE News.

O Mercosul Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.

 

Compartilhe:
TAGS corredores logísticos integração Brasil-Uruguai Mercosul Export sul-americano