domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo Anderson Pomini, não houve conversa sobre a sua permanência na APS. De acordo com ele, Silvio Costa Filho pediu mais um tempo antes de tratar desse assuntoCrédito: Reprodução/Instagram/Silvio Costa Filho

Nacional

Ministro recebe presidente da APS e agenda visita ao Porto de Santos

Atualizado em: 15 de setembro de 2023 às 8:56
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Silvio Costa Filho se reuniu com Anderson Pomini, que lhe apresentou projetos e demandas do complexo portuário

Um dia depois de tomar posse como novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho teve uma quinta-feira (14) cheia. Na agenda, algumas reuniões realizadas na sede do Ministério, em Brasília. O encontro de maior destaque foi com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (SP), Anderson Pomini, com quem já agendou uma visita ao complexo portuário da cidade na próxima quinta-feira, dia 21

Segundo detalhou o ministro nas redes sociais, a reunião serviu para Pomini lhe apresentar o trabalho e as demandas do Porto de Santos.

“Ele nos deu o privilégio de poder apresentar todo o Porto de Santos; todos os projetos, ações e investimentos que estão sendo desenhados para os próximos anos; o plano estratégico do porto, que engloba desde investimentos em dragagem, infraestrutura, requalificação turística”.

Os dois também conversaram sobre a maior obra do setor portuário incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que é o túnel imerso ligando as duas margens do porto, de Santos a Guarujá. O empreendimento, cujo início das obras está previsto para 2024, tem custo estimado em pouco mais de R$ 5,5 bilhões.

Costa Filho também falou sobre a visita ao Porto de Santos. “Já me comprometi com o presidente Pomini que na próxima quinta-feira nós estaremos em São Paulo fazendo a visita para dialogar tanto com ele como com todos os que fazem o Porto de Santos”.

Segundo Anderson Pomini, não houve uma conversa sobre a sua permanência na APS. De acordo com ele, Costa Filho pediu mais um tempo antes de tratar desse assunto.

ABTP e Antaq

Também na quinta-feira, o ministro de Portos teve uma reunião com o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, e a diretora-executiva da entidade, Claudia Borges.

Nas redes sociais do próprio ministro, Jesualdo disse que o intuito do encontro foi levar algumas propostas da ABTP para o setor. Nenhum dos dois, no entanto, detalhou quais foram essas sugestões.

Segundo o presidente da associação, Costa Filho se mostrou bastante receptivo e aberto ao diálogo.

Por fim, o ministro recebeu em seu gabinete o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery. Segundo ele, foram discutidas medidas para o setor. Entre elas, uma integração maior entre a agência e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários para “convergir para a desburocratização e dar mais celeridade à boa governança dos projetos que estão sendo analisados”.

 

Compartilhe:
TAGS em Brasília. PORTO DE SANTOS sede do Ministério Silvio Costa Filho