SPA, Antaq e Minfra preparam leilão de área para operação de cargas conteinerizadas
SEM CATEGORIA
Porto terá novo terminal de contêineres
Com a movimentação de 4,8 milhões de TEU em 2021, o Porto de Santos se aproxima de sua capacidade operacional para cargas conteinerizadas. Isso levou o diretor de Operações da Santos Port Authority (SPA), Marcelo Ribeiro, a destacar a necessidade de novas infraestruturas para as operações de contêiner.
“Nossa capacidade atual é de 5,3 milhões de TEU. A SPA, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra) já estão preparando o leilão de nova área para operação de contêineres, o STS 10, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano”, explicou o diretor.
Ribeiro acrescentou a importância de ampliar a capacidade também para fertilizantes, o que será possível com a concessão de uma instalação específica para este tipo de mercadoria. “O STS 53 é determinante para que Santos disponibilize infraestrutura adequada à demanda para essa carga. Hoje não conseguimos atender, na totalidade, o volume de fertilizante de nossa área de influência, por falta de capacidade instalada”.
Os embarques de óleo combustível, que somaram 2,9 milhões de toneladas (+32,4%), e de sucos cítricos, com 2,3 milhões de toneladas (+11,9%), bem como as descargas de trigo, 1,3 milhão de toneladas (+21,4%), foram destaques na movimentação de 2021. Já o açúcar e o milho apresentaram redução de, respectivamente, 14,6%, atingindo 20,6 milhões de toneladas, e 37,9%, chegando a 9,0 milhões de toneladas.