Os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos se comprometerão a identificar, incentivar e coordenar iniciativas que impulsionem o crescimento do setorCrédito: Sérgio Francês/MPor
Nacional
Programa do Governo Federal promete incentivar turismo nacional
Iniciativa tem a colaboração da Abear e das principais companhias aéreas do país
O Governo Federal apresentou na terça-feira (26) o programa “Conheça o Brasil Voando”, uma iniciativa que visa encorajar mais brasileiros a explorar seu próprio país. Essa campanha é liderada pelos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, com a colaboração da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e das principais companhias aéreas, incluindo Azul, Gol, Latam e Voepass.
O programa visa unir forças entre o Governo e o setor privado para promover viagens domésticas, democratizar o acesso à aviação civil e reduzir os custos operacionais das companhias aéreas. Para atingir esses objetivos, os dois ministérios se comprometerão a identificar, incentivar e coordenar iniciativas que impulsionem o crescimento do setor, além de propor medidas para melhorar o ambiente de negócios da aviação, tornando o mercado mais competitivo no Brasil.
“Para fortalecer o mercado doméstico vamos desenvolver algumas políticas no MPor, como investir na aviação regional garantindo a infraestrutura necessária aos aeroportos e na aviação de carga para o turismo de negócios”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Segundo o ministro Celso Sabino, essa iniciativa irá fortalecer o setor de turismo e proporcionar oportunidades para que todos possam explorar as maravilhas do Brasil. “Mais brasileiros terão a chance de conhecer a riqueza do nosso país, nossa cultura e diversidade”, disse ele.
Uma das novidades trazidas por essa parceria é a introdução do “stopover” no Brasil. Essa prática permite que passageiros façam uma parada em um destino intermediário que seja uma escala ou conexão de determinados voos internacionais. Outros países já oferecem esse serviço por meio de algumas companhias aéreas internacionais, como a TAP Air Portugal, a Air France e a American Airlines, que disponibilizam essa opção em algumas conexões.
Além disso, a iniciativa inclui uma campanha nacional de promoção de destinos turísticos no país, com a intenção de adesivar pelo menos 10% das aeronaves em operação com imagens e mensagens publicitárias dos atrativos turísticos brasileiros.
Para obter mais informações sobre o “Conheça o Brasil Voando”, visite o site oficial em gov.br/turismo.