No dia 28 de julho a TCP registrou cinco encostes, que é o processo de descarga e carregamento de trens, algo considerado raro em um único dia, já que a média é de quatroCrédito: Divulgação/TCP
Região Sul
TCP estabelece três recordes de produtividade em dois meses
Foram duas marcas superadas pelo terminal de contêineres no sistema ferroviário e outra envolvendo o gate
A empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Paraná, estabeleceu três recordes de produtividade em dois meses. O primeiro em julho e os outros dois em agosto.
A primeira marca aconteceu no dia 28 de julho. Na ocasião, a TCP registrou cinco encostes (processo de descarga e carregamento de trens), algo considerado raro em um único dia. A média do terminal é de quatro encostes diários.
Segundo a empresa, foram movimentados pela ferrovia 808 TEU (unidade de medida para um contêiner de 20 pés de comprimento). Desse total, 49,25% do volume que chegou à TCP foi de proteína animal congelada com destino ao Marrocos, Espanha e Inglaterra. A carga também se destaca no cenário macro: entre janeiro e julho de 2023, aproximadamente 62% dos carregamentos que chegaram de trem à TCP foram de carne congelada. Neste período, foram movimentados 116.042 TEU por meio da ferrovia, 5.180 a mais do que o registrado no ano passado.
Executados em parceria com a Brado Logística, os ramais ferroviários conectam o terminal até as cidades paranaenses de Cascavel e Cambé, facilitando o escoamento da produção do estado, bem como de exportadores de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai.
Ferrovia e gate
Em agosto a empresa estabeleceu mais dois recordes. Um deles novamente no sistema ferroviário. Durante o período foi registrada a passagem de 9.364 contêineres pela ferrovia. A marca anterior, de 8.902 contêineres, aconteceu em agosto do ano passado.
A terceira marca superada pela TCP envolveu o gate, o local de entrada e saída de caminhões. Em agosto passaram pelos portões do terminal paranaense 44.427 contêineres. Foram 1.075 a mais que o recorde anterior, registrado em maio deste ano.