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O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, entre outras autoridades, posam para fotos fazendo a tradicional batida de martelo Crédito: Márcio Ferreira/Ministério dos Transportes

Nacional

EPR vence leilão do Lote 2 das rodovias do Paraná

30 de setembro de 2023 às 9:56
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Estado estima que novo pedágio tenha redução de 56% em comparação ao antigo modelo

O Grupo EPR foi o vencedor do leilão do Lote 2 do pacote de concessão das rodovias do Paraná. Única proponente a fazer oferta no certame, o consórcio ofertou um desconto de 0,08% no valor da tarifa por quilômetro rodado. O leilão ocorreu na tarde de sexta-feira na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O lote 2 engloba rodovias federais e estaduais, com foco principal em melhorias na BR-277, principal acesso terrestre para entrada e saída do Porto de Paranaguá, no litoral do Estado.

O Lote 2 tem uma extensão total de 605 quilômetros e receberá investimentos de R$ 10,8 bilhões em obras. As intervenções incluem a duplicação de 350 quilômetros, instalação de 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas – estruturas que permitem o deslocamento de animais silvestres sem o risco de atropelamento.

O pacote engloba as rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. A concessão abrange as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

Segundo o governador Ratinho Júnior (PSD), o resultado do leilão trouxe um preço médio de redução nas tarifas de pedágio por quilômetro rodado de 56% em comparação com o pedágio de anos anteriores.

“Esse era um compromisso nosso com o povo do Paraná, desde os tempos ainda de campanha. Nós iríamos construir um pedágio de concessão de preço justo e com muita obra”, afirmou o governador.

Os contratos preveem que as principais intervenções sejam executadas nos primeiros anos dos 30 de vigência do contrato. O consórcio também deverá arcar com aproximadamente R$ 6,5 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem.

A previsão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é que os serviços que serão prestados no Lote 2 possam gerar cerca de 110 mil empregos diretos.

“Nossos dois leilões já trouxeram R$ 18 bilhões para o Paraná, fora o investimento em operação. O Paraná vai se notabilizar como um dos estados mais preparados com esse impulso na infraestrutura que estamos propiciando. Esse ciclo de investimento vai aproximar o estado do paraná ao estado de São Paulo em termos de atração de investimento e negócios do Brasil”, declarou o ministro Renan Filho.

Intervenções

Entre os principais investimentos deste pacote estão novas faixas adicionais ao longo dos 81 quilômetros da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, que já são duplicados, além de 23 quilômetros de ciclovias no mesmo trecho. Praticamente toda a extensão terá três pistas e acostamento nos dois sentidos da rodovia nos primeiros anos de contrato.

Segundo o Governo do Estado, a medida facilitará o escoamento da safra estadual, estimada em 60 milhões de toneladas para este ano, além de tornar as viagens dos turistas rumo ao Litoral mais rápidas e seguras.

Na região próxima ao Porto de Paranaguá, serão instaladas novas vias marginais, viadutos, trincheiras e ciclovias, melhorando o tráfego no perímetro urbano da cidade. A Avenida Ayrton Senna, principal via de acesso à cidade, receberá 8,1 quilômetros de vias marginais nos dois sentidos, além de quatro viadutos.

Leilões

O leilão do Lote 1 de concessão de rodovias do Paraná aconteceu no último dia 25 de agosto. O Grupo Pátria, vencedor do certame, vai investir R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.

Segundo o Governo do Estado do Paraná, os lotes 3, 4, 5 e 6 ainda estão em fase de análise junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), com expectativa pela liberação do 3 e 6 no começo do ano que vem. No total, serão 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada, sendo 1,1 mil quilômetros destes de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 50 bilhões durante as três décadas de contrato.

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