sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador Elmano de Freitas participaram de um almoço no qual discutiram oportunidades de crescimento para o Ceará por meio do portoCrédito: Divulgação

Nacional

Alckmin visita o Pecém e fala sobre possível produção de eletrolisadores

30 de setembro de 2023 às 10:05
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Vice-presidente destacou investimentos para empreender com a cadeia do hidrogênio verde

O vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, visitou na sexta-feira (29) o Complexo Industrial Porto do Pecém, na Grande Fortaleza (CE). Ele comentou sobre a possível produção de eletrolisadores no Estado.

“Além da produção de hidrogênio verde, o Estado também já estuda e negocia a produção de eletrolisadores, que seria uma indústria vinculada ao H2V. O objetivo é investir em empreendimentos de toda a cadeia do hidrogênio, no Porto do Pecém. Já possuímos, inclusive, com os aerogeradores, por exemplo. Queremos desenvolver toda essa cadeia para que a nova indústria verde seja ainda mais completa e robusta no Ceará”, comentou o vice-presidente.

Durante a visita em Pecém, Alckmin destacou observou o potencial da estrutura do complexo, e demonstrou otimismo para o futuro industrial do local.

“Esse é o futuro. É a realização da neo-industrialização de energia limpa e energia renovável, produzindo um hidrogênio que vai atender o mundo. Aqui, um hub de hidrogênio verde, atraindo investimento industrial”, disse.

Antes da visita, Alckmin e as autoridades presentes, entre eles o governador Elmano de Freitas (PT), e o ministro da Educação, Camilo Santana, participaram de um almoço no qual discutiram oportunidades de crescimento para o Estado com o porto como porta de entrada para futuros investimentos.

Hidrogênio verde

Com as recentes aprovações, tanto da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), que aprovou o financiamento de US$ 90 milhões para investimento no CIPP, quanto do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), que aprovou a implementação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, essa nova realidade de investimentos em torno da produção de H2V tornou-se ainda mais realidade.

“Já temos 32 memorandos de entendimento assinados para investimentos de Hidrogênio Verde, englobando várias etapas da cadeia produtiva, da produção ao transporte, incluindo a parte logística. São empresas de diversos locais do mundo, incluindo Europa, América do Norte, Ásia, Austrália e do Brasil. Nossos esforços são para converter esses memorandos em ação, em projetos”, pontuou o presidente do CIPP, Hugo Figueiredo.

Exporta Mais Brasil

Geraldo Alckmin cumpriu agenda no Ceará onde participou do encerramento da 5ª rodada do programa Exporta Mais Brasil, promovido pela Apex Brasil para facilitar o contato de empreendedores brasileiros de todas as regiões do país com o mercado internacional.

Compartilhe:
TAGS Comércio e Serviços Geraldo Alckmin hidrogênio verde indústria Porto do Pécem