Autoridades de Santos e empresários da cidade e de Portugal se reuniram com representantes de start-ups lusitanas crédito: Divulgação
Portugal
Santos traz projetos de inovação tecnológica
Parcerias estão sendo negociadas durante missão realizada pela administração municipal, em parceria com o Portugal Export
A cidade de Santos (SP), que abriga o principal porto do Brasil, está trazendo projetos de inovação tecnológica de Portugal para o País. Nos próximos dias, serão anunciadas parcerias com start-ups lusitanas para a utilização de programas desenvolvidos por essas empresas na cidade, entre eles, projetos voltados para o público de mais de 60 anos e de apoio a atividades esportivas. Essas iniciativas estão entre as ações debatidas nos últimos dias, durante a missão técnica que a administração municipal realiza na nação europeia desde a semana passada, em parceria com o Portugal Export, fórum internacional do Brasil Export.
Nessa segunda-feira, integrantes da comitiva se reuniram com representantes de hubs de inovação tecnológica e start-ups portuguesas com sede em Lisboa, capital do país. Nesses encontros, foram discutidos os programas de apoio à tecnologia desenvolvidas pelo poder público lusitano e pela Prefeitura de Santos, além da negociação de parcerias.
No início da manhã, o grupo brasileiro conheceu o Hub Criativo do Beato, projeto administrado pela Start-up Lisboa, órgão da Prefeitura de Lisboa, e que apoia o desenvolvimento de empresas de tecnologia na região. À tarde, houve uma reunião com a Start-up Portugal, agência de fomento federal para incubadoras e start-ups, com sede também na capital.
Nos dois encontros, foram analisados os modelos de negócios dos órgãos de apoio tecnológicos e projetos desenvolvidos por empresas que estão sendo desenvolvidas em suas instalações. É o caso de programas da start-up Actif, auxiliada pela Start-up Portugal e que negocia uma parceria com o Polo Tecnológico de Santos – órgão da Prefeitura voltado ao fomento da inovação tecnológica na cidade – para a utilização de seus projetos no município. Entre os produtos que são disponibilizados, está um voltado a promover a qualidade de vida para o público com mais de 60 anos, a partir da realização de exercícios destinados a fortalecer a capacidade cognitiva. Também há projetos destinados à gestão de espaços públicos esportivos.
Esses encontros tiveram a participação do presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, que destacou os resultados já obtidos com essas parcerias e os planos em desenvolvimento.
“Já estávamos negociando com algumas start-ups de Lisboa e as encontramos aqui, durante essa missão técnica. É o caso da Actif. Nosso objetivo é firmar parcerias e levar projetos deles para Santos e ainda mais – estamos trocando informações sobre o modelo de negócios das agências de fomento tecnológico de Portugal e vamos além. Nosso objetivo é nos tornarmos um canal de comunicação entre os setores de inovação e tecnológica brasileiro e português, facilitando os contatos e parcerias entre esses dois ecossitemas”, destacou Bittencourt.
O presidente do Parque Tecnológico de Santos destacou as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Lisboa e pelo Governo de Portugal para inovação tecnológica. Segundo ele, o apoio a start-ups é considerado uma estratégia para o desenvolvimento da economia do próprio país.
Essa postura também foi elogiada pelo CEO da ModalGR, Danilo Abbondanza, que integra a comitiva santista. A empresa, que atua no setor de tecnologia, desenvolvendo produtos principalmente para o setor portuário, tem sede em Santos. “Ficou claro o quanto (os apoios a) tecnologia e inovação são tratados como política pública em Portugal, capaz de colocar o país entre os mais competitivos da Europa. É interessante que os investimentos feitos nem são tratados como a fundo perdido, mas a fundo não reembolsável. Este não é um investimento perdido, pois ele retorna impulsionando a economia e atraindo mais investimentos”, explicou.
Porto
A agenda dessa segunda-feira também contou com reuniões com dirigentes do Porto de Lisboa e com o embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro. Nesses encontros, o prefeito de Santos, Rogério Santos, apresentou os planos de sua administração para a revitalização dos armazéns do Valongo, no Porto de Santos – o projeto Parque Valongo, que prevê a implantação de um complexo de lazer e turismo no local.
A comitiva é acompanhada por secretários municipais de Santos, empresários locais e pelo CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião. O Grupo Brasil Export é o responsável pelo Brasil Export, maior evento de debates sobre portos, logística, transportes e infraestrutura do País. Entre suas ações, está o fórum Portugal Export, voltado ao público lusitano.
A atuação do Brasil Export e do Portugal Export foram destacadas pelo prefeito Rogério Santos, que elogiou o trabalho de integração realizado pelo grupo.
Cidades-irmãs
O prefeito de Santos, Rogério Santos, pediu à Embaixada do Brasil em Portugal que interceda junto às autoridades e empresários do país europeu, para a criação de um cruzeiro entre os portos de Lisboa e Santos. O pedido foi feito durante reunião da comitiva de Santos com o embaixador Raimundo Carreiro na sede do órgão diplomático na tarde dessa segunda-feira. Santos também propôs que a capital lusitana e a cidade brasileira se tornem irmãs, ideia que recebeu o apoio do embaixador.
O cruzeiro proposto pelo prefeito partiria de Lisboa até Santos no período entre as temporadas, valorizando a cultura e o relacionamento entre Brasil e Portugal. A ideia é que operadores sejam reunidos para discutir a viabilidade da proposta.
Um dos coordenadores da comitiva, o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, sugeriu que a embaixada reúna startups brasileiras e portuguesas para troca de experiência e negócios, o que foi aceito pelo diplomata.
Navio
Durante reunião com a diretoria da Autoridade Portuária de Lisboa, a comitiva de Santos acompanhou a partida do navio Xin Chong Qing, da armadora Cosco Shipping. Curiosamente, a embarcação seguia para o Porto de Santos.