sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Região Nordeste

Porto de Cabedelo avança rumo à homologação do novo canal

Atualizado em: 9 de outubro de 2023 às 9:59
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Levantamentos hidrográficos realizados após obras de aprofundamento foram entregues à Capitania dos Portos da Paraíba

O diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, entregou, na última semana, documentos dos levantamentos hidrográficos da categoria A à Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), representando pelo capitão dos Portos Ronaldo Miranda. A entrega dos levantamentos representa um passo significativo rumo à homologação do novo calado do canal de acesso ao Porto de Cabedelo.

Segundo a Autoridade Portuária, o levantamento é um documento crucial para o processo de homologação, pois documenta a melhoria no canal de acesso ao Porto de Cabedelo, permitindo também a atualização da carta náutica, que é vital para a segurança da navegação.

“Essa entrega dos detalhados levantamentos hidrográficos e os avanços na homologação do novo e aprofundado canal de acesso são passos absolutamente essenciais para consolidar o nosso Porto de Cabedelo como um proeminente polo logístico”, disse Barbosa.

O encontro contou com a participação do superintendente do Patrimônio da União (SPU) na Paraíba, Giovanni Marinho, que juntamente com a Capitania e a Companhia Docas, discutiram assuntos de interesse comum voltados para o desenvolvimento do estado.

A obra de dragagem, que foi entregue oficialmente em 11 de setembro pelo governador João Azevedo (PSB), representa um investimento expressivo de R$ 115 milhões, provenientes dos recursos próprios do Governo da Paraíba.

A obra foi iniciada no ano passado com o objetivo de aumentar a profundidade do canal de 9,14 metros para 11 metros. Já a bacia de evolução (área de manobra dos navios) ficou com 300 metros de largura. O novo calado permitirá um crescimento de até 57% na capacidade de movimentação de cargas do complexo portuário.

 

Compartilhe:
TAGS Companhia Docas da Paraíba Porto de Cabedelo Portos Ronaldo Miranda Ricardo Barbosa