Tecon passou a ser ponto de parada de navios com destino a Manaus que precisam reduzir o peso para navegar com segurança até o destino. Crédito: Divulgação/Santos Brasil
Região Norte
Tecon Vila do Conde dá apoio a empresas com dificuldade de navegar pelo rio Amazonas
Terminal paraense vem servindo como ponto de parada de navios de cabotagem e longo curso com destino a Manaus
O terminal de contêineres (Tecon) de Vila do Conde (PA) vem dando apoio às empresas de navegação que estão com dificuldade de trafegar pelo rio Amazonas em função da grave seca que está afetando a região Norte e que já reduziu em cerca de 40% a navegabilidade do rio. O equipamento operado pela Santos Brasil passou a ser ponto de parada de navios de cabotagem e longo curso com destino a Manaus (AM) e que precisam reduzir o peso para navegar com segurança até o destino.
A carga descarregada no Tecon é embarcada em barcaças (embarcação com fundo chato), que têm pouca restrição de navegação, e segue também para a capital amazonense. No retorno, a mesma operação acontece.
O primeiro navio a realizar essa operação chegou ao terminal no último dia 30, quando foram transbordados cerca de 300 contêineres cheios que foram divididos em duas barcaças rumo a Manaus. Nesta semana, está prevista mais uma operação, mas no sentido inverso. A carga irá de Manaus nas embarcações especiais para o terminal e um navio de cabotagem será carregado com destino a vários outros portos do país.
A logística da região Norte do Brasil vive uma crise sem precedentes por conta da seca, que é normal neste período, mas que neste ano chegou mais cedo e mais forte e deve durar mais quatro meses. Além da grave questão ambiental, a grande preocupação é o desabastecimento da região, afetando tanto a população quanto os negócios da Zona Franca de Manaus.
Segundo a Santos Brasil, a estratégia de incluir Vila do Conde nesta nova equação logística e utilizar barcaças para parte da carga só foi possível graças aos investimentos que a empresa vem fazendo na ampliação e modernização de seu terminal no Pará. Em 2022, foram investidos cerca de R$ 39 milhões em melhoria de infraestrutura e ampliação de área e outros R$ 120 milhões estão sendo empregados em obras de expansão e compra de novos equipamentos para o terminal, com o objetivo de elevar em quase 40% a sua capacidade, dos atuais 217 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano para perto de 300 mil TEU/ano em 2025.
De acordo com Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a companhia atua com visão e projeção de longo prazo, capacitando-se assim para a demanda futura. “Por isso, em casos de força maior como este, conseguimos dar vazão e suporte com qualidade às necessidades inesperadas de nossos clientes”, diz.
O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga de projetos, com grande potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área de grande capilaridade hidroviária e também próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.