Porto de Santos
O Porto de Santos é pauta da Agência Brasileira de Inteligência
O combate ao tráfico internacional de drogas e ao contrabando de mercadorias pelo Porto de Santos (SP) e por outros complexos marítimos brasileiros está na pauta da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Recentemente, o órgão realizou um encontro com o tema Inteligência e Ambiente Portuário, em Santos, a fim de discutir essa questão. Mais de 120 profissionais da comunidade de inteligência e do setor portuário participaram.
No evento, realizado na sede da Praticagem de Santos, mesas de debate abordaram aspectos do crime organizado nos portos e a gestão de infraestruturas estratégicas fora de capitais. Também foram analisados pontos como a aplicação da inteligência no setor aduaneiro, a necessidade de uma maior integração dos órgãos de segurança locais e de mudanças na legislação do setor, a evolução das operações de combate ao tráfico internacional na região e a capacidade local para essa repressão, além das deficiências para a repressão a crimes cibernéticos.
Os debates foram considerados um “passo importante” para consolidar a comunidade de inteligência paulista, destacou o superintendente estadual da Abin em São Paulo, José Paulo Melhado.