Terceiro navio a ostentar esse nome, o Cisne Branco foi construído na Holanda. Teve sua quilha batida em novembro de 1998 e foi lançado ao mar e batizado em agosto de 1999Crédito: Divulgação/Marinha do Brasil
Região Sudeste
Cisne Branco estará aberto a visitação do público no Porto de Vitória
São esperadas pelo menos 7 mil pessoas para conhecer o navio-veleiro da Marinha
O navio-veleiro Cisne Branco, uma das mais belas embarcações da Marinha do Brasil, atracou na última quarta-feira (11) no Porto de Vitória, no Espírito Santo, onde estará aberta para visitação gratuita do público durante o final de semana.
Para acessar o controle de visitantes na região portuária de Vitória, a Capitania dos Portos do Espírito Santo disponibilizou 6 mil ingressos a serem obtidos pela internet, sendo 3 mil para cada dia.
Entretanto, a procura foi enorme e os bilhetes se esgotaram em menos de 24 horas. Nesta sexta-feira, a Capitania disponibilizou mais mil ingressos para os interessados em conhecer a embarcação.
Segundo a VPorts, concessionária que administra o Complexo Portuário, a visitação do público acontecerá no sábado (14) e no domingo (15), das 13h às 17h.
O acesso ao navio-veleiro será pelo Porto de Vitória, na entrada que fica no portão em frente ao Palácio Anchieta, na região do Centro da capital capixaba.
Segundo a Capitania dos Portos, para entrar na área portuária é necessário apresentar o ingresso impresso ou on-line e também cumprir os requisitos de segurança (uso de calçado fechado e sem salto).
A embarcação
Terceiro navio a ostentar esse nome, o Cisne Branco foi construído em Amsterdã, na Holanda, pelo estaleiro Damen e sob a supervisão da Marinha brasileira. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi lançado ao mar e batizado em 4 de agosto de 1999.
Segundo a Marinha, o Cisne Branco exerce funções diplomáticas e de relações públicas. Conhecido como ‘Embaixada Brasileira no Mar’, a sua missão é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais. O navio tem 76 metros de comprimento, 48 metros de altura e conta com um total de 32 velas.