Segundo a Companhia Docas do Ceará, os chineses observam parcerias com portos que estão mirando investimentos em energias renováveis e na redução de emissão de carbonoCrédito: Divulgação/CDC
Região Nordeste
Porto de Fortaleza recebe visita de executivos
Possíveis investidores têm negócios em 16 portos na China e outros países
Executivos do setor portuário da província chinesa de Fujian visitaram o Porto de Fortaleza, no Ceará, para conhecer a estrutura do empreendimento e conversar sobre parcerias. Os possíveis investidores têm negócios em 16 portos na China e outros países. A visita foi realizada na última segunda-feira (16).
Segundo a Companhia Docas do Ceará (CDC), administradora do equipamento cearense, os executivos chineses observam parcerias com portos que estão mirando investimentos em energias renováveis e na redução de emissão de carbono.
O diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, foi quem recebeu a comitiva, acompanhado do diretor-comercial da CDC, José Júnior; do coordenador de Gestão de Negócios, Rinaldo Lira e do assessor técnico da Presidência, Roberto Loureiro.
Lucio apresentou as potencialidades do Porto de Fortaleza aos gestores, explicando que o complexo é referência no País em movimentação de trigo e granéis líquidos. “Também estamos aumentando a participação em granéis sólidos, minerais e energias renováveis. O nosso desafio é tornar esse crescimento sustentável”, comentou.
Gomes ainda destacou a posição geográfica do equipamento cearense, equidistante dos mercados europeu e norte-americano. “Fortaleza, inclusive, é uma das duas cidades mais conectadas do planeta em cabos submarinos, o que comprova essa teoria. Portanto, rotas chinesas que passam em paralelo à nossa costa podem aproveitar nossa posição estratégica”, frisou.
Da comitiva de fora vieram Huang Xunyou, diretor da Fujian Provincial Port Group Co., Ltda; Yang Biaohong, gerente do Departamento de Operações de Ativos; Zheng Dongkun, gerente do Departamento de Operações de Ativos; Li Nan, general, gerente geral da Fujian Silk Road Maritime Co., Ltda; Chen Zhun, assistente de gerente do Departamento de Negócios de Cargas a Granel da Fujian Provincial Port Group Co., Ltda; Alberto Antunes, coordenador de Atração de Investimentos e o intérprete Alexandre Lai.
Espanhóis e noruegueses
Na terça-feira (17), foi a vez de investidores espanhóis e noruegueses do setor de exportação de fruta visitarem o complexo. A comitiva foi recebida pelo diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária do Porto de Fortaleza, Urbano Filho.
O grupo de executivos representa as empresas espanholas Bollo e Cuquerecca e a norueguesa Bama, especializadas na importação do melão produzido no Ceará. Além de conhecerem mais de perto as operações de embarque, os executivos disseram estar “satisfeitos” com a gestão do complexo portuário e “com a excelência na operação e segurança das movimentações dos contêineres”.