A turnê mundial do Amerigo Vespucci teve início no dia 1º de julho, partindo do porto de Gênova, e se encerra em fevereiro de 2025, depois de passar por cinco continentesCrédito: Divulgação
Região Sudeste
Amerigo Vespucci atraca no Rio de Janeiro e estará aberto para visitação
Navio da Marinha italiana faz sua segunda parada no Brasil em turnê mundial
O Amerigo Vespucci, navio-escola da Marinha Italiana, atracou no último domingo (22) no Terminal de Cruzeiros do Píer Mauá, no Porto do Rio de Janeiro. Desde segunda-feira (23) a embarcação está aberta para visitação gratuita, que seguirá até quarta-feira (25), antes de retomar viagem com destino a Buenos Aires, na Argentina. O Amerigo Vespucci está dando uma volta ao mundo com duração de 20 meses. Além da parada programada no Rio, o navio atracou no Porto de Fortaleza (CE) no mês passado.
Segundo a Marinha, as escalas são parte de uma turnê mundial do navio, que é considerado a “embaixada flutuante” da Itália, iniciada no dia 1º de julho, partindo do porto de Gênova, e que se encerra em fevereiro de 2025, depois de passar por cinco continentes, três oceanos, 28 países e 31 portos.
Considerado o navio mais bonito do mundo, a embarcação estará com horários disponíveis para visitação gratuita do público nesta terça, dia 24, e quarta-feira.
“Depois da primeira etapa em Fortaleza, é um prazer e uma honra poder proporcionar ao público brasileiro, no Rio de Janeiro, essa experiência memorável, fruto de um projeto idealizado pelos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores italianos, com o apoio local da Embaixada da Itália e de toda a rede diplomática. Tenho certeza que o navio Vespucci, com sua majestade, graça e elegância atemporal hipnotizará qualquer pessoa que o venha a contemplar. A iniciativa representa mais um testemunho da relevância do intercâmbio cultural, tecnológico e científico entre Itália e Brasil”, disse o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese.
Nos últimos dias, a Embaixada da Itália no Brasil, em conjunto com a rede diplomática, organizou uma série de iniciativas com autoridades locais brasileiras para incentivar a intensificação das relações bilaterais entre a Itália e o Brasil em nível institucional, acadêmico, científico e tecnológico e cultural.
Além de seu objetivo original de oferecer atividades de formação para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos, o navio oferece aos brasileiros a oportunidade de visitar um veleiro histórico, que contém o melhor das tradições marítimas e de todos os símbolos que representam a cultura italiana.
Dias e horários para visitação:
24 de outubro – das 14h30 às 19h30
25 de outubro – das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h30