A solenidade de assinatura do contrato para obras da segunda etapa da dragagem de manutenção foi realizada no Porto do Rio Grande, com a presença de autoridadesFotos: Divulgação/Portos RS
Região Sul
PorPortos RS assina contrato para nova etapa da dragagem de manutenção em Rio Grande
Cerimônia de assinatura com vencedor da licitação teve presença do governador Eduardo Leite
Em solenidade na tarde de quinta-feira, dia 26, no Porto do Rio Grande (RS), a Portos RS assinou o contrato para obras da segunda etapa da dragagem de manutenção do canal de acesso ao porto público. O vínculo foi firmado com a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, que foi a vencedora da licitação. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), participou da cerimônia.
A segunda etapa das obras está orçada em R$ 94,5 milhões. De acordo com a Autoridade Portuária, o objetivo principal da dragagem é manter a eficiência do calado operacional, para assim trazer segurança às operações de entrada e saída de navios na área do Complexo Portuário de Rio Grande.
Segundo a diretoria de Infraestrutura da Portos RS, serão contempladas com essa obra as áreas dos canais externo, interno e do Porto Novo. A estimativa é de retirar 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos, com o uso de equipamentos modernos e em aproximadamente 80 dias de trabalho.
A quantidade de material que será retirado foi estabelecida por meio de uma batimetria prévia que auxiliou no planejamento da obra. Já durante sua realização, o sedimento dragado será descartado em área licenciada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o monitoramento desse sedimento sendo feito pelo sistema SiMCosta.
“Esses investimentos fazem parte do planejamento estratégico e do plano orçamentário da Portos RS. No ano passado, o governador executou a extinção da autarquia e efetivou a criação da empresa pública para que tivéssemos a capacidade de fazer os investimentos necessários. O que nós viemos fazendo é a execução desses importantes investimentos em infraestrutura, inovação e tecnologia para a melhoria do complexo portuário do Rio Grande do Sul”, destacou Cristiano Klinger, diretor-presidente da Portos RS.
O diretor de Infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer, disse que com a segunda etapa, a Autoridade Portuária atende a uma demanda do mercado.
“O principal objetivo desta obra pelo segundo ano consecutivo é, além de aumentar o calado operacional, também mostrar ao mercado que a cidade tem planos de se tornar o principal hub do Conesul para o recebimento de navios de contêineres”, comentou.