De janeiro para cá o complexo catarinense recebeu 69 navios com fertilizantes, que levaram entre dois e cinco dias para descarregar, em média, 27,5 mil toneladas do produto cada umCrédito: Gustavo Rotta/Porto de São Francisco do Sul
Região Sul
São Francisco do Sul é responsável por 7% dos fertilizantes importados
Nos nove primeiros meses do ano, porto já recebeu 1,9 milhão de toneladas do adubo
Uma das principais portas de entrada do Brasil para a importação de fertilizantes, o Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, recebeu um total de 1,9 milhão de toneladas do adubo nos nove primeiros meses do ano. O resultado representa 7% do total importado pelo país nesse período (28,5 milhões de toneladas).
O produto, que é utilizado para melhorar a produtividade e a qualidade da agricultura, tem como principais provedores a Rússia (23%), seguido por Canadá (15%), China (10%), Estados Unidos (7%) e Marrocos (7%).
O restante dos fertilizantes é originário de países do Oriente Médio, tais como Omã, Arábia Saudita e Irã.
Segundo a Autoridade Portuária, desde janeiro o Porto de São Francisco do Sul recebeu um total de 69 navios com fertilizantes, que levaram entre dois e cinco dias para descarregar, em média, 27,5 mil toneladas do produto cada um.
“O tempo de espera dos navios em alto-mar para entrar em São Francisco é de 10 dias, em média, muito inferior a outros portos da região”, explicou Clayton Cipriano, gerente de Operações do Porto.
De acordo com a Autoridade Portuária, os principais destinos dos fertilizantes que chegam por São Francisco do Sul são os estados de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, além de propriamente Santa Catarina. O processo de desembarque das cargas também foi acelerado a partir do mês de julho, quando o porto abriu um novo acesso, que aumentou a capacidade de movimentação de caminhões de 500 para 1,5 mil veículos por dia.
Segundo Danilo Rosa, gerente da Zport, empresa de operações portuárias que atua em São Francisco do Sul, o novo gate agilizou em torno de 30% a descarga dos navios de fertilizantes.
“Por exemplo, em condições normais eram necessárias cerca de 34 horas para descarregar 10 mil toneladas de fertilizantes. Hoje com os novos gates temos uma efetividade maior, podendo descarregar 10 mil toneladas em até 24 horas”, explica ele.
A importação de fertilizantes pelo Porto de São Francisco do Sul, em 2023, movimentou cerca de US$ 800 milhões (R$ 4 bilhões), levando em consideração o valor médio de US$ 405 por tonelada, negociado ao longo do ano.
Fertilizante x agrotóxico
Os fertilizantes, que não pertencem à família dos agrotóxicos, são compostos químicos utilizados na agricultura para fornecer nutrientes ao solo e conseguir ganho na produtividade. Eles são essenciais para as plantações de milho, soja, arroz e trigo.
O adubo em pequenas bolinhas (similar às de isopor) é produzido artificialmente em fábricas, que fazem a mistura de elementos minerais como nitrogênio, fósforo, calcário e potássio.