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Um muro precisou ser derrubado e um guindaste com contrapesos foi instalado para erguer as locomotivas, que pesam cerca de 58 toneladas cada. (crédito Cláudio Neves/Portos do Paraná/Divulgação)

Região Sul

Locomotivas históricas ganham novas funções em Paranaguá 

29 de junho de 2022 às 18:05
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Os equipamentos, que já foram usados nas operações portuárias, servirão ao turismo da região

Três locomotivas históricas, que já prestaram grandes serviços nos Portos de Paranaguá e Antonina, ambos no Paraná, ganharão novos destinos. Graças a convênios firmados pela empresa pública Portos do Paraná – que administra os complexos – uma delas se transformará em atração turística na Estação Ferroviária de Paranaguá. Já as outras duas poderão acumular mais alguns anos de atividade, dessa vez em passeios turísticos. 

A destinação só foi possível mediante a autorização das entidades reguladoras, que entenderam que o aproveitamento cultural ou comercial dos equipamentos será mais interessante do que a simples alienação dos bens como sucata. As três locomotivas saíram dos complexos na última segunda-feira (27). 

“Esse projeto foi construído entre o Porto, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e a Prefeitura de Paranaguá. O objetivo é preservar esse patrimônio de forma adequada. As locomotivas serão reformadas e muito bem cuidadas, afinal, são parte da nossa história e cultura”, disse Vinícius Mello, gerente de Administração na autoridade portuária.

As três máquinas foram fabricadas pela Toshiba, no Japão, no início dos anos 1970. “Elas foram adquiridas na época pelo Departamento de Portos e Vias Navegáveis e são destinadas somente para manobras em pátios ferroviários com pequenos aclives”, explica Eduardo Scuissiato, diretor financeiro da ABPF, Regional Paraná.

Segundo ele, caso a restauração consiga instalar o freio automático, as duas locomotivas que seguiram para Curitiba poderão ainda ser utilizadas para tracionar um trem de turismo.  “Como contrapartida, a associação deve oferecer passeios educativos para alunos das escolas públicas do Litoral”.

Retirada 

A doação dos bens exigiu o cumprimento de uma série de trâmites administrativos. “Fazia alguns anos que a Portos do Paraná tentava dar uma boa destinação que não fosse para sucata. Procuramos a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), fizemos um projeto e conseguimos realizar a alienação necessária”, diz Régis Batista do Nascimento, coordenador de Patrimônio e Seguros da Portos do Paraná.

Com todas as burocracias vencidas, as partes se encarregaram de organizar a remoção. Um muro precisou ser derrubado e um guindaste com contrapesos foi instalado para erguer as locomotivas, que pesam cerca de 58 toneladas cada.

A operação durou o dia todo e envolveu diretamente 15 profissionais da empresa pública e da prefeitura. O transporte foi feito em duas carretas de dez eixos.

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