Flexibilização necessária
A decisão anunciada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), de permitir a circulação de veículos de transporte de cargas (CVC) durante a madrugada na Rodovia Anchieta (SP-150), que liga a Grande São Paulo ao Porto de Santos (SP), representa um passo significativo para otimizar o fluxo de mercadorias na rodovia. A portaria nº 084/2023, em vigor a partir de amanhã, terça-feira, dia 21, entre os km 40 e 55 das pistas Norte e Sul, busca facilitar o transporte, contribuindo para o escoamento eficiente de produtos, sobretudo com destino ao cais santista.
A medida, respaldada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), autoriza a circulação de caminhões com dimensões de até 30 metros e peso bruto total combinado máximo de 74 toneladas, como bitrens. Essa flexibilização visa atender às demandas dos setores logísticos e de transporte, essenciais para garantir o abastecimento de mercadorias e itens agrícolas ao Porto.
A concessionária responsável pelo trecho, a Ecovias, reforçará a fiscalização com a colaboração do DER e da Polícia Militar Rodoviária. A verificação da nota fiscal da carga transportada e dos eixos dos caminhões comporá a fiscalização contínua, podendo ser solicitada a apresentação de documentação e autorizações pertinentes a qualquer momento no posto de pesagem.
A proibição de composições de veículos de carga na faixa da esquerda, entre os km 40 e 55, nas pistas Norte e Sul, no sentido Baixada Santista, é uma medida adicional para otimizar o tráfego na região. A concessionária Ecovias também intensificará a reavaliação das velocidades praticadas, a transmissão de mensagens nos painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e a divulgação de mensagens educativas nas redes sociais.
No contexto do Sistema Anchieta-Imigrantes, vital para ligar a Grande São Paulo à Baixada Santista, incluindo o Porto de Santos, dados da Autoridade Portuária de Santos indicam a urgência da expansão da infraestrutura. Seja pela construção de novas pistas ou pela implementação de uma nova rodovia fora da área do complexo, tais investimentos são essenciais. Enquanto essas melhorias estruturais não são concretizadas, a eficácia na gestão do tráfego, por meio de medidas como a flexibilização do horário de circulação de veículos de carga, representa uma solução necessária para aliviar o Sistema Anchieta-Imigrantes.