Caminho verde
A adaptação dos portos brasileiros para receber navios verdes, impulsionados por combustíveis renováveis como hidrogênio/amônia verde ou metano, é uma necessidade premente destacada pela secretária nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori. No encerramento do evento InfraESG Talks, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceria com o Brasil Export, nessa terça-feira, dia 21, Pescatori ressaltou a importância de o Brasil se tornar um hub de abastecimento para essas embarcações, considerando a perspectiva de o País se posicionar como grande produtor e exportador de hidrogênio verde (H2V) e amônia verde.
A visão estratégica de Pescatori enfatiza a necessidade de adaptação da infraestrutura portuária não apenas para a recepção dos navios, mas também para estabelecer áreas que acomodem indústrias vinculadas à produção de energia renovável, uma possibilidade que poderia ser explorada em Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). A adaptação dos portos é vital não apenas para receber os navios verdes, mas também para suportar a produção de componentes cruciais, como pás eólicas – a energia eólica pode ser utilizada na fabricação desses combustíveis – promovendo, assim, a expansão da indústria nacional.
Esse cenário evidencia uma oportunidade de reindustrialização do Brasil, destacando a potencial exportação de produtos verdes, como a amônia verde. O País, reconhecido como produtor de combustíveis verdes, tem o desafio e a oportunidade de liderar nesse cenário em constante evolução. As empresas de navegação já direcionam sua atenção ao Brasil, percebendo-o como um importante produtor desses combustíveis.
Nesse sentido, a Secretaria Nacional de Portos está ativa na definição de uma política pública que abranja os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) para os portos, reforçando o compromisso com a descarbonização do setor, destacou Mariana Pescatori. A atuação conjunta com a Antaq na formulação de políticas de descarbonização sinaliza um esforço coordenado para impulsionar a sustentabilidade nos setores portuários e de navegação.
A preparação dos portos brasileiros para a era dos navios verdes não é apenas uma adaptação logística, mas um passo crucial na transição para uma economia mais sustentável. A modernização e a reconfiguração das infraestruturas portuárias vão atender às demandas do presente e, ainda, garantir a competitividade e relevância do Brasil em um cenário global cada vez mais focado na descarbonização e no desenvolvimento sustentável.