sábado, 18 de janeiro de 2025
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Opinião

Editorial

Uniformidade e estatísticas 

 O ministro dos Transportes, Renan Filho, quer uniformizar os indicadores de qualidade e  conservação das rodovias federais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que passará a adotar a metodologia da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A proposta para alinhar essas métricas é um passo significativo na busca por uma avaliação mais coesa e abrangente da infraestrutura de transporte do Brasil.

A Pesquisa CNT de Rodovias revelou que 67,5% das rodovias avaliadas têm uma classificação de regular, ruim ou péssima. Esses números ressaltam a urgência de ações para melhorar a qualidade das vias. A proposta de incorporar indicadores da CNT à metodologia do Dnit, como os relacionados a pontos críticos, é um esforço para consolidar e otimizar os dados disponíveis.

Essa unificação é crucial para uma análise mais precisa e para orientar investimentos estratégicos. A estabilidade nos percentuais de classificação em relação ao ano anterior destaca a necessidade de intervenções constantes e consistentes. A qualidade das rodovias é uma peça-chave para a eficiência logística e o desenvolvimento econômico do país.

A defesa da CNT por investimentos contínuos na infraestrutura é pertinente, especialmente considerando a redução de recursos projetada para 2024. A preocupação com essa diminuição reflete a importância de manter um fluxo adequado de investimentos para a manutenção, reconstrução e melhoria das rodovias.

O índice de qualidade apresentado pelo Dnit, indicando que 65% das rodovias federais estão em bom estado, é animador, especialmente quando comparado aos números anteriores. No entanto, a coerência e a uniformidade nas métricas utilizadas pela CNT e pelo Dnit permitiriam uma análise mais integrada, enriquecendo a compreensão do estado atual das rodovias brasileiras.

Alinhar essas metodologias não apenas aprimoraria a avaliação da infraestrutura viária do Brasil, mas também possibilitaria uma gestão mais eficaz e orientada por dados sólidos. A infraestrutura de transporte é um pilar fundamental para o desenvolvimento, e uma avaliação unificada é um passo positivo em direção a um sistema de transporte mais eficiente e resiliente.

 

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