sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O anúncio ocorreu durante o primeiro dia de Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira / Divulgação Agência Gov

Singapura

Acordo de livre comércio entre Mercosul e Singapura deve ser firmado nesta quinta-feira

6 de dezembro de 2023 às 16:57
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Vice-presidente da República afirmou que parceria será a ‘maior fonte de exportações e investimentos da última década’

O Mercosul deve assinar um acordo de livre comércio com Singapura nesta quinta-feira (7). O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira (6), durante sua participação no primeiro dia da Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro. 

Alckmin afirmou aos representantes do bloco econômico que este acordo será a maior fonte de diversificação de exportações e investimentos da última década. “Envolve não apenas mercadorias, mas favorece investimentos, fluxos de tecnologia, serviços, movimento de pessoas e segurança jurídica”, disse.

Ele ainda afirmou que o acordo será uma porta de entrada para investimentos asiáticos e para parcerias com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) – bloco formado por países da região.

O acordo será o primeiro entre o Mercosul e um país asiático, o que fortalece os laços econômicos entre o bloco, o Brasil e a Ásia, segundo Alckmin. Nos últimos 12 anos, o Mercosul não firmou acertos com nenhum país de fora do continente. Desde a sua criação em 1991, apenas três países que não são da América do Sul fecharam acordos com o bloco: Israel, em 2007; Egito, em 2010, e Palestina em 2011. 

SINGAPURA

O país é o segundo principal parceiro comercial do Brasil na Ásia, atrás apenas da China. Somente em 2022, foram recebidos US$ 8 bilhões de exportações brasileiras. No mesmo ano, a balança comercial entre os dois países alcançou US$ 9,35 bilhões. 

Singapura possui o segundo maior porto de contêineres do mundo e está entre os cinco maiores centros de refinamento de petróleo em termos globais, consolidando-se como um importante centro financeiro internacional.

Compartilhe:
TAGS acordo BRASIL cúpula Mercosul Singapura