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O trecho sob responsabilidade do Grupo Pátria Investimentos recebeu o nome de Via Araucária e foi o primeiro dos seis lotes de rodovias que cortam o estado do Paraná a ser leiloadoFotos: Divulgação/AEN

Região Sul

Grupo Pátria apresenta plano de trabalho e de operações ao Governo do Paraná

Atualizado em: 20 de dezembro de 2023 às 9:16
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Empresa foi a vencedora da concessão do chamado Lote 1 das estradas do estado

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), se reuniu com representantes do Grupo Pátria Investimentos, empresa que foi a vencedora do leilão do Lote 1 das rodovias paranaenses, realizado no mês de agosto. No encontro, o consórcio apresentou a proposta e planos de trabalho dos serviços ao Governo Estadual. Está previsto que o contrato da concessão seja assinado em 26 de janeiro, com prazo de 30 anos.

O trecho sob responsabilidade do grupo recebeu o nome de Via Araucária e foi o primeiro dos seis lotes do programa a ser leiloado. Este, inclusive, foi o primeiro leilão rodoviário realizado pelo Governo Federal em 2023.

A previsão é de que a concessionária ganhadora da licitação do Lote 1 invista R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. Segundo o planejamento, 75% dos investimentos serão feitos nos primeiros sete anos do contrato, entre 2024 e 2030.

Os serviços incluem a implantação de 344 quilômetros de duplicações, 215 quilômetros de faixas adicionais, 32 quilômetros de vias marginais, 27 quilômetros de ciclovia, 63 viadutos e trincheiras, além de passarelas, passagens de faunas e outras obras constatadas no projeto.

“O programa de concessões do Paraná é inovador e vai servir de modelo para todo o Brasil, além de resolver um problema histórico do pedágio no Estado. Fizemos um projeto que alia tarifa justa, muitas obras e transparência em todo o processo”, comentou o Ratinho Júnior.

A empresa também deverá arcar com aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período de concessão. Na apresentação feita ao governador, todos os serviços operacionais começam a funcionar assim que a empresa iniciar efetivamente as operações e cobrança do pedágio, o que deve ocorrer um mês após a assinatura do contrato.

O Grupo Pátria informou que já está trabalhando para melhorar a infraestrutura nesses locais, com a adequação das bases operacionais e das praças de pedágio, antecipação dos trabalhos dos itens de segurança viária, como o pavimento, sinalização e conservação das rodovias, além da aquisição de guinchos, ambulância e veículos operacionais que serão utilizados para atender os usuários.

Oportunidades

A concessionária também já iniciou o processo de contratação de pessoal para atender as sete praças de pedágio. Foram abertas cerca de 800 vagas de emprego, com oportunidades para operadores de pedágio, atendimento ao cliente, técnicos de obras, motoristas, entre outras.

Vale lembrar que o conjunto de rodovias federais e estaduais do Paraná foi dividido em seis lotes. Além do Lote 1, o chamado Lote 2 também já teve o seu leilão realizado, cujo Grupo EPR foi o vencedor.

O consórcio será responsável e fará a gestão de um total de 605 quilômetros de estradas nas regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. A assinatura do contrato está prevista para 2 de fevereiro.

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