sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Durante o período da obra será necessária a interrupção do transporte das catraias pelo túnel do canal do mercado entre 20 e 26 de dezembro e entre 14 e 20 de janeiro.Crédito: Divulgação/APS

Região Sudeste

Pera ferroviária no Porto de Santos muda embarque da travessia de passageiros

Atualizado em: 21 de dezembro de 2023 às 9:48
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Para início da instalação do novo pátio, atracação das catraias será no armazém 15

A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que em razão do início da construção da pera ferroviária da região de Outeirinhos vai mudar o embarque e desembarque dos passageiros do lado de Santos (SP) que faz a travessia com o distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Segundo a companhia, o ponto de embarques e desembarques será o mesmo do mês de agosto, no cais através de um flutuante instalado no berço 15.

A obra, que corresponde a revitalização do pontilhão nº 3, localizado sobre o Rio dos Soldados (conhecido como canal do mercado), margem direita do Porto de Santos, será feita pela Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips).

De acordo com a APS, a fim de garantir a segurança dos usuários das catraias, durante o período da obra será necessária a interrupção do transporte daquelas embarcações pelo túnel do canal do mercado em dois períodos: entre os dias 20 e 26 de dezembro e entre 14 e 20 de janeiro.

A interrupção não implicará na paralisação do serviço de travessias das catraias. O embarque e desembarque dos passageiros será realizado no cais por meio de um flutuante instalado no berço 15, conforme deliberação conjunta com a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e a associação dos catraieiros.

Os passageiros realizarão o trajeto entre a bacia do mercado e o flutuante pelo cais, que contará com o apoio 24h da Guarda Portuária, a fim de auxiliar as pessoas durante o percurso. Além disso, nos horários de maior movimentação de pedestres, haverá uma redução na operação do fluxo ferroviário da região.

“Com a conclusão da revitalização do pontilhão, o Porto de Santos terá benefícios significativos em sua infraestrutura, garantindo também maior segurança aos usuários do transporte de catraias”, afirmou a APS em nota.

Pera ferroviária

O projeto da pera ferroviária foi anunciado no mês de agosto pela Autoridade Portuária. O empreendimento, que será construído pela Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos), será instalado na área da Marimex, cujo terminal vai ser transferido da região de Outeirinhos para a área do Terminal do Valongo. A empresa e a APS já firmaram acordo e assinaram contrato de transferência.

A pera corresponde a um pátio em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem, o que facilitará o gargalo logístico da linha férrea na margem direita do Porto de Santos.

Compartilhe:
TAGS armazém 15 Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos Autoridade Portuária de Santos travessia de passageiros