A Asia Shipping transportou nos últimos meses cerca de 2 mil carros da China para o Brasil em contêineres e a tendência é que esse volume aumente com novos lançamentosCrédito: Divulgação/Asia Shipping
Nacional
Asia Shipping cresce 22,42% em 2023 com importação
Recuperação da indústria de eletrônicos, investimentos em tecnologia e transporte de veículos em contêineres impulsionaram resultados
A multinacional brasileira Asia Shipping registrou um crescimento de 22,42% em 2023 operando na modalidade de importação marítima full container, que significa Contêiner Totalmente Carregado, valor quatro vezes maior do que o registrado no mercado.
“Enquanto o crescimento do mercado foi de 6,10%, nós atingimos a taxa de 22,42% impulsionada pela recuperação de algumas indústrias, como a de eletrônicos”, explicou Rafael Dantas, diretor de Vendas da companhia.
Segundo ele, também contribuiu para o resultado o investimento em novas tecnologias visando garantir mais agilidade, eficiência e segurança aos processos logísticos.
Recentemente, a empresa anunciou a versão 2.0 do AS Tracking, sistema que permite aos clientes acesso totalmente digital a boletos e notas fiscais, bem como o acompanhamento dos embarques. “A ferramenta já funciona para produtos como importação, exportação marítima e aérea”, disse Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.
Nos últimos cinco anos, a multinacional brasileira vem investindo em transformação digital. Para o próximo ano, a Asia Shipping vai acelerar a integração tecnológica com o objetivo de oferecer produtos diferenciados e sob medida para o importador e exportador.
“Ao longo desse ano, ampliamos nossa produtividade em 20% com o uso de novas soluções tecnológicas – APIs e Inteligência Artificial. Para 2024, teremos novidades que irão posicionar a Asia Shipping em um novo patamar tecnológico. Algo totalmente diferente do que o mercado de Comex está acostumado a utilizar em suas operações”, garante o CEO.
O executivo também está otimista com o desempenho do setor no próximo ano, especialmente na América Latina, onde haverá aumento da capacidade ofertada para atender as demandas de full container.
Ele acredita que alguns setores serão fundamentais para alcançar as metas de transporte em contêiner de 2024: eletrodomésticos, placas fotovoltaicas (energia solar) e automotivo.
Em 2023, a Asia Shipping transportou 40 mil veículos.
Contêineres
No segundo semestre desst ano, alguns fabricantes começaram a substituir o transporte de automóveis em navios “Ro-Ro” pelos embarques em contêineres, que oferecem saídas periódicas com transit time menor e segurança (dois carros por contêiner).
Rafael Dantas, diretor de Vendas da companhia, citou que a tendência é este tipo de operação aumentar.
“Transportamos nos últimos meses cerca de 2 mil carros da China para o Brasil em contêineres. A tendência é que esse volume aumente com novos lançamentos e com a retomada do crescimento econômico tão aguardado para 2024”, complementa Dantas.
Criada em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias tanto na importação quanto na exportação, utilizando diversos modais como aéreo, marítimo e rodoviário.