sábado, 18 de janeiro de 2025
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Artigos

Hudson Carvalho

Clique para ver mais

Articulista

É Natal! Papai Noel, bora trabalhar.

“Jingle All The Way” ou minha tradução livre “Tocando até o fim”, expressão popular que se refere a estar animado e entusiasmado com algo, especialmente durante a temporada de Natal.

Se você estiver lendo esse artigo no dia do seu lançamento, é provável que esteja, perto da mesa, cercado da Família e Amigos. Que delícia!

Mas nem todos estão assim. Há muita gente trabalhando firme, neste exato momento.

Muitos de nossos Colegas Portuários, por exemplo, já que um Porto, como o de Santos, maior da América Latina e do Hemisfério Sul, só para durante doze horas, duas vezes ao ano: das dezenove horas de um dia às sete horas da manhã seguinte, nos dias 24 e 31 de dezembro.

Outro que estaria no batente seria Papai Noel! E o Bom Velhinho é bom mesmo. Se pensarmos apenas em Clientes atendidos, estamos falando de cerca de dois bilhões de crianças no mundo todo (de zero a catorze anos, segundo o World Population Review). Imaginou a quantidade de cartinhas?

Se estivéssemos falando de uma empresa real, só o WhatsApp, Facebook, Instagram atingiriam hoje essa quantidade de usuários.

Os portos marítimos ao redor do mundo não ficariam atrás, pelo contrário. Mesmo se considerarmos que existem quarenta e nove países que não possuem litoral marítimo, ou seja, não são banhados pelo mar como Suíça, Afeganistão e Bolívia, praticamente toda a população mundial – atualmente de oito bilhões de pessoas, depende direta ou indiretamente do transporte marítimo para acessar os produtos necessários à sua subsistência ou ao funcionamento de suas indústrias.

Para atender a todos esses “Clientes” numa única noite, e com um único trenó, estima-se que Papai Noel precisaria viajar impressionantes quinhentos e dez milhões de quilômetros.

Vamos brincar de fazer comparações? Se levarmos em consideração apenas as cinco principais rotas marítimas do mundo, os números seriam esses:

  • Estreito de Malaca (entre Singapura e Malásia): cerca de cinquenta mil navios por ano, transportando de 20 a 30% do comércio mundial;
  • Canal de Suez (entre o Oceano Índico e o Mar Mediterrâneo): 20 mil embarcações transitam anualmente por essa ligação, transportando cerca de 15% do comércio mundial;
  • Estreito de Ormuz (separa o Oman do Irã): transporta 20% do petróleo de todo o mundo;
  • Estreito de Gibraltar (conecta o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico): estima-se que cerca de oitenta e cinco mil embarcações circulem através dele, todos os anos;
  • Canal do Panamá (une os Oceanos Atlântico e Pacífico): a estimativa é que quinze mil barcos o atravessem anualmente.

É provável que Noel utilize uma, ou todas elas, para movimentar os bilhões de componentes utilizados na fabricação de tudo o que entrega às crianças.

Ou você achava que os Duendes produziam tudo lá mesmo na Lapônia?

Além dos navios, milhares e milhares de caminhões, trens e outros modais existentes e que transportam um número inimaginável de itens, até que aquela van amarelinha chegue à porta da sua casa (que ninguém nos ouça, mas para mover uma rede logística desse tamanho, só operando “livremente no mercado”).

Por isso, imagino que o Bom Velhinho seja também um Líder eficiente e eficaz, se considerarmos que a indústria de brinquedos emprega diretamente, cerca de quatro e meio milhões de pessoas ao redor do mundo.

E sobre Recursos Humanos? Talvez Noel não seja um expert em Recursos Humanos, mas pelo menos um dos temas centrais ele domina bem: Avaliação de Desempenho. Não é nada simples definir os critérios de meritocracia que decidem quem foi bem comportado o suficiente para receber ou não o presente na noite de Natal.

RH e T.I. também: haja estrutura para armazenar essa quantidade de dados rodando. Bem, talvez não seja um problema tão grande, afinal, para acessar a “nuvem” é só ligar o trenó, que: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer e Vixen fazem o resto do trabalho.

E Marketing? É campeão! A associação de sua imagem, junto àquela conhecida marca de refrigerantes, continua firme desde 1931. Em 2023 a campanha está sendo veiculada em 34 países só na América Latina e Caribe.

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) deve ser outra Área de peso na Papai Noel S.A., afinal, todas as grandes economias mundiais devem possuir entidades que regulam o setor, como a nossa ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, que representa oficialmente a indústria e o setor, e através de sua Fundação e seus Projetos, já beneficiou quase nove milhões de crianças e adolescentes.

Essa história poderia ir longe (e eu adoraria) mas quero terminar com uma área que deve ser chave nessa organização: Serviço de Apoio ao Cliente, afinal, criança nenhuma quer ganhar roupinha.

Gostou da brincadeira séria? Desejo a você e sua Família um Santo Natal. Que todos tenham saúde e estejam em paz. Aquela Paz que só o Aniversariante pode trazer. Um abraço.

 

Hudson Carvalho é Consultor em Estratégia Empresarial e Gestão de Pessoas, Diretor Executivo da Elabore Online – Resultados Através das Pessoas e Diretor da WISDOM – Gestão Organizacional (Desenvolvemos Pessoas e Processos) – Baixada Santista e ABCD

 

Compartilhe:
TAGS América Latina Colegas Portuários Papai Noel! temporada de Natal

Leia também