Inovação no abastecimento de navios
A parceria entre a Acelen e a Bunker One, que resultou na operação de fornecimento de bunker a navios fundeados na Baía de São Marcos, no Porto do Itaqui (MA), é um exemplo notável de inovação nas operações portuárias. Esta iniciativa não apenas otimiza o tempo de espera dos navios, reduzindo custos e taxas portuárias, mas também tem o potencial de transformar a dinâmica do abastecimento marítimo no Brasil.
O fornecimento de bunker em ancoragem externa representa uma abordagem eficiente e econômica, evitando interferências nas operações de carga e descarga nos terminais. Além disso, a operação contribui para o aumento da atividade portuária na Baía de São Marcos, gerando novos negócios para empresas locais, como agências marítimas e prestadoras de serviços, e resultando em um impacto positivo no emprego.
O fato de a operação atrair navios que não tinham escalas programadas, mas que passaram a incluir paradas na região exclusivamente para o abastecimento, destaca a relevância dessa abordagem inovadora. A demanda por abastecimento na região é esperada para crescer significativamente em 2024, demonstrando a aceitação positiva e a eficácia dessa solução.
A iniciativa da Acelen e da Bunker One não apenas responde a uma necessidade prática, mas também fortalece a posição estratégica da Baía de São Marcos como um ponto atraente para operações marítimas. Essa parceria exemplifica como a inovação nas práticas portuárias pode impulsionar o desenvolvimento econômico local e regional, trazendo benefícios tangíveis para diversas partes interessadas.
A avaliação positiva feita pelo Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Maranhão (Syngamar), destacando o aumento da atividade portuária, a geração de novos negócios e empregos, reflete o impacto positivo que essas iniciativas podem ter em toda a comunidade portuária.
Num momento em que a eficiência operacional e a sustentabilidade são prioridades, a abordagem inovadora da Acelen e da Bunker One representa um passo significativo para aprimorar as operações portuárias no Brasil. Essa colaboração visionária é um modelo a ser observado e pode inspirar outras iniciativas voltadas para a eficiência e a sustentabilidade nos portos brasileiros.