sábado, 18 de janeiro de 2025
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Artigos

Hudson Carvalho

Clique para ver mais

Articulista

Promessas de final de ano. Pare com isso e mude de atitude

Man In The Mirror (Homem No Espelho)

Música de Michael Jackson, na qual explica que, ao se olhar no espelho, vê-se a pessoa que deve se transformar antes de transformar o mundo.

Final de ano, começo de outro. Época de reflexões e das conhecidas promessas de final de ano, aquelas raramente cumpridas.

Você já deve ter feito algumas e ao final, concluído: De novo, eu não perdi peso, … de novo eu não aprendi inglês, … de novo eu não fui à academia. De novo, de novo, de novo. Dureza, não?!

Eu proponho que você comece 2024 de um jeito diferente, sem acusar a si próprio por tudo aquilo que você NÃO FEZ.

Comece fazendo uma lista daquilo que você FEZ. E que fez muito bem. Escrevo logo no início do texto, de propósito, para encorajá-lo. Você verá que a lista é maior do que imagina.

Tenho certeza de que você foi digno no ambiente de trabalho, muitas vezes difícil, que fez o melhor que pode na educação dos filhos, que manteve a família unida. Você sobreviveu!!

Viu? Quantas coisas boas você fez?

Então, não castigue a você mesmo, retirando velhos esqueletos do armário. Comece o Ano Novo com uma lista de vitórias. Isso ajuda a que você se perdoe e concentre sua energia no muito que você pode e consegue fazer de bom. Por você mesmo, por sua carreira e, por que não, pelos outros.

Vamos lá? Coragem para encarar essa mudança!

Eu sei, coragem e mudança são duas palavras difíceis de usar na mesma frase. Por isso vou usar uma história que eu gosto e que está na moda em redes sociais (há muita coisa boa lá, sim senhor).

Suponha que você tenha uma laranja entre as mãos. Se espremê-la sairá … ? Sim, suco de laranja. Não importa quantas vezes, ou com quanta força faça o aperto. Sempre sairá suco de laranja. Por quê? Porque é o que tem lá dentro.

Ampliando a metáfora, vamos espremer você. Como? Dizendo algo que você não gosta, contrariando seus interesses, colocando mais pressão no seu dia a dia de trabalho.

O que vai sair? Raiva, amargura, tensão, medo, ansiedade, estresse?

Alguém rapidamente dirá: Eu reagi assim, por conta do que você falou. Da forma como falou. A realidade, porém, é: da mesma forma que da laranja, só sai de você o que há por dentro.

Então, se a necessidade é mudar, tornar-se verdadeiramente empático, comunicativo, grato pelo que possui, eu tenho uma receita que é de uma simplicidade brutal, ao mesmo tempo um exercício diário duríssimo de ser feito, mas que muda a vida de quem o pratica. Uso emprestado de Madre Teresa de Calcutá, que ainda em vida, muito antes de ser canonizada, dizia: “Não podemos permitir que ninguém saia de nossa presença pior do que chegou”. Frase curta, missão enorme. A ser aprendida, treinada, experimentada, todos os dias.

Se acha que é missão para um santo vou traduzir de outra forma, mais simples, que você já deve ter lido também: “Eu fui criado para tratar a faxineira e o dono da empresa da mesma forma.”. Dá no mesmo.

Por falar em simplicidade, uma dica para usar na hora de fazer a sua lista de mudanças pessoais para o ano que se inicia: ESCOLHA APENAS UM ITEM. Aquele que você considera sua principal falha a ser vencida e que – ao fazê-lo – abrirá caminhos para a solução de todas as outras. UM SÓ.

Listas longas só servem para aumentar a frustração de não ter cumprido a maioria delas.

Da minha experiência pessoal e do muito que observo nas equipes de clientes que atendemos e nos profissionais que assessoramos no desenvolvimento de carreiras e vida profissional, eu ofereceria uma opção que considero “matadora”:

VENÇA OS SEUS MEDOS: algo que “só se faz, fazendo”. Não há teoria. É levantar e enfrentar o que te paralisa. Mark Twain, famoso escritor norte-americano, disse: “Coragem é o enfrentamento do medo, não a ausência do medo”. Primeiro os “medinhos”, para ir se acostumando e em seguida – sem desistir – os “medões”;

Se conseguir melhorar nesse ponto terá caminhado mais da metade do caminho. O restante será vencido muito mais facilmente.

Acredite, o que estou lhe escrevendo aqui é possível.

Seja o “homem no espelho” que você sempre quis ser, não aquele que vive apenas para o mundo fictício das redes sociais, onde todos são felizes e sem problemas, todo o tempo. Não é assim que funciona. Momentos felizes existem, são muitos e verdadeiros, mas é necessário trabalhar para construir cada um deles.

Não é necessário que aconteça um grande evento para que a felicidade bata às portas do seu coração. Quem já olhou um filho dormindo, já se curou de uma doença grave, recebeu um abraço inesperado, sabe bem do que estou falando. Enchem a alma e não custam absolutamente nada. E você pode dá-los também.

Viva 2024 como você deseja, não como os outros querem que você seja ou aja.

Aleluia! De novo, você terá vencido mais um ano! Sucesso!

Compartilhe:
TAGS

Leia também