quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Agronegócio

Agronegócio: oportunidades e desafios

O agronegócio brasileiro tem registrado um aumento ímpar em suas exportações. E tal cenário pode ser comprovado ao se analisar as operações de um dos principais portos que atendem esse setor, Paranaguá, no Paraná. O complexo marítimo prevê um crescimento de 24% nas exportações agrícolas neste trimestre, chegando a 7,23 milhões de toneladas. Os destaques são para cargas como complexo soja (grão e farelo), milho e açúcar, como mostra reportagem publicada nesta edição do Jornal BE News.

A alta projetada para o porto paranaense está de acordo com análises de consultorias ligadas ao agronegócio. Essas avaliações estimam que, devido à guerra na Ucrânia, esse país não terá condições de manter suas exportações de grãos para o mercado mundial, abrindo um vácuo que pode ser aproveitado pelos produtores brasileiros. Há uma expectativa de que o Brasil possa vender até R$ 2,3 bilhões a mais de soja e milho neste ano.

Outro fator ainda reforça essa projeção. Países, especialmente a China, estão ampliando seus estoques de alimentos, temendo uma falta de produtos devido ao conflito europeu. E, para isso, têm aumentado suas compras dos agricultores brasileiros.

Neste cenário, a crise europeia traz uma oportunidade comercial ao Brasil, que pode ampliar seu papel como grande fornecedor de proteína vegetal no cenário global. Mas este é um caso que deve ser bem aproveitado. Uma chance se apresenta, mas para explorá-la, o País deve ter condições concretas para honrar esses compromissos. E isso passa por ter um fornecimento garantido de fertilizantes – parte deles até então vinda da Rússia, responsável pelo conflito na Ucrânia.

Outra preocupação é também garantir a demanda nacional e bloquear uma alta nos preços dos alimentos, o que só dificulta o desenvolvimento da economia.

Os fatos de 2022, sem dúvida, trazem oportunidades que devem ser aproveitadas pelo Brasil. Mas estas levam consigo desafios a serem superados. E tais obstáculos têm de ser vencidos, o que demandará um esforço conjunto do poder público e da iniciativa privada. Somente com esta integração será possível explorar  as chances apresentadas e crescer de forma consolidada.

Compartilhe:
TAGS agronegocio fertilizantes guerra Paranaguá porto Rússia Ucrânia

Leia também