sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Containers no Porto da Virginia. (Foto: Autoridade Portuária da Virginia)

Internacional

Porto de Virginia começa a operar com energia elétrica 100% limpa

Atualizado em: 9 de janeiro de 2024 às 12:00
BE News Enviar e-mail para o Autor

Maior porto da costa leste dos Estados Unidos, o complexo de Virginia inicia o ano fornecendo energia elétrica limpa a seus mais de 55 terminais. A medida garante a geração e o alocamento de eletricidade suficiente para atender suas demandas atuais e futuras, graças a seu acordo de compra energética com a Dominion Energy (fornecedora elétrica em partes dos estados da Virginia, da Carolina do Norte e da Carolina do Sul).

O anúncio chega oito anos antes do esperado – originalmente, o porto tinha o compromisso de oferecer energia limpa a partir de 2032. Como resultado, Virgínia se tornou o primeiro grande complexo marítimo a alcançar tal feito no leste norte-americano.

Mas outras ações ainda são necessárias para o porto atingir as metas de sua política ambiental. Os caminhões que atuam na região, por exemplo, ainda operam a diesel; desafio que a Autoridade Portuária busca solucionar através do programa voluntário Green Operator (operador verde em inglês). O objetivo é alcançar a neutralidade de carbono em 2040.

A redução ocorre em duas áreas-alvo. A primeira trata das emissões diretas dos equipamentos, a segunda é sobre as emissões originadas para a geração da eletricidade utilizada em equipamentos, iluminação e sistemas de aquecimento e ar condicionado dos edifícios portuários, por exemplo.

Hoje, o porto opera 116 guindastes empilhadores elétricos, quatro guindastes elétricos ferroviários e 27 guindastes elétricos ship-to-shore (STS). A frota de equipamentos totalmente elétricos crescerá para 152, sete e 31 à medida que o Porto avança na otimização do Berço Norte nos Terminais Internacionais de Norfolk.

O projeto apoia a iniciativa Coastal Virginia Offshore Wind, da Dominion Energy, um parque de energia eólica com 176 torres perto de Virginia Beach e o maior projeto eólico offshore na América até o momento.

 

Compartilhe:
TAGS 100% energia limpa Complexo de Virginia energia elétrica