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Agora, além do Centro de Tancagem 2 (CT2), o CT3 passa a atender a descarga de óleo vegetal (crédito: Cattalini/Divulgação)

Região Sul

Terminal de Paranaguá (PR) aumenta capacidade de tancagem para óleo vegetal

Atualizado em: 12 de julho de 2022 às 15:45
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

A Cattalini Terminais Marítimos, dedicada ao recebimento do produto do tipo degomado, passa a oferecer mais um tanque

A Cattalini Terminais Marítimos, dedicada ao recebimento de óleo vegetal degomado no Porto de Paranaguá (PR), passou a oferecer mais um tanque para operar o produto. Agora, além do Centro de Tancagem 2 (CT2), o CT3 também passa a atender a descarga de óleo vegetal. 

Antes disso, o CT3 tinha como característica o carregamento e a descarga rodoviária de combustíveis, mas passou por readequação para realizar a nova operação.

Os ajustes feitos foram divididos em duas fases. A primeira, já concluída, incluiu substituição de dutos, adequação de seis plataformas rodoviárias para oferecer atendimento dedicado ao óleo degomado e ajustes que configuraram menor índice de transferências de produto entre os CTs e as estruturas internas.

A previsão é que em 2023, com a segunda fase em andamento, a descarga de óleo degomado no CT3 alcance maior produtividade, com investimentos em infraestrutura, automação dos processos e 12 baias rodoviárias dedicadas ao recebimento do produto. 

“Somam-se a esse processo a integração e a qualificação das nossas equipes, elementos fundamentais para alcançarmos esses resultados”, disse Andrey Silva Matsushima, coordenador de operações do terminal 3.

O óleo de soja degomado embarcado pelo terminal da Cattalini tem como origem os estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás, sendo a Índia seu principal destino.

Carlos Ichi, gerente de operações sênior, explicou que, com a implementação da descarga de óleo degomado, a estratégia foi redirecionar uma parte da movimentação de combustíveis para outros centros de tancagem. 

“Essa flexibilidade ampliou a capacidade de movimentação de óleo degomado para mais de 250 veículos em um único dia. Além disso, o CT3, por apresentar uma área ampla para manobras, proporciona uma operação mais eficiente de veículos maiores, os chamados rodotrens, com nove eixos e capacidade para 55 toneladas”, detalhou Ichi.

Produtividade

Os investimentos feitos nas plataformas rodoviárias e as adequações logísticas promoveram aumento na produtividade do terminal. Somente em junho deste ano, 116.500 mil toneladas de óleo degomado foram exportadas pela Cattalini, um aumento de 48% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Atualmente, o volume descarregado via modal rodoviário na Cattalini é de 7.500 toneladas por dia, em média.

“Também o uso simultâneo de dois dutos portuários – que ligam os centros de tancagem ao píer privativo – gera um aumento de 50% na prancha de carregamento dos navios, elevando, assim, a nossa performance”, complementa Bruno Marcel Santos, gerente de logística da Cattalini. 

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