Segundo a Portos RS, o primeiro carregamento das peças chegou ao Porto de Rio Grande em novembro e a tendência é de que os desembarques sigam ao longo de 2024Crédito: Divulgação/Portos RS
Região Sul
Porto do Rio Grande recebe segundo lote de pás para novo parque eólico
Peças foram produzidas no Ceará e chegaram ao complexo por cabotagem
O Porto de Rio Grande recebeu na última semana o segundo lote de pás que vão compor os aerogeradores do Parque Eólico Coxilha Negra, que está em construção no município de Santana de Livramento, próximo à fronteira com o Uruguai. De acordo com a Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos gaúchos, as peças estão sendo produzidas no Ceará e sendo transportadas até o Rio Grande do Sul por cabotagem.
Para retirar as pás da barcaça de transporte são necessários dois guindastes de terra, em uma operação que é considerada delicada e de extrema sincronia.
As pás são carregadas na origem obedecendo uma rígida ordem de descarga que precisa ser observada no momento do desembarque em Rio Grande, a fim de garantir que cheguem nos parques de montagem na ordem correta de acoplamento nas torres.
Segundo a Portos RS, o primeiro carregamento das peças chegou ao município em novembro e a tendência é de que os desembarques sigam ao longo de 2024.
O desenvolvimento de projetos que tenham como base a produção de energia por meio de recursos renováveis estão se tornando cada vez mais comuns e o Rio Grande do Sul tem como objetivo se tornar o principal hub desse setor no Cone Sul, com os portos exercendo papel fundamental nessa rede logística.
O aquecimento desse mercado motivou a Autoridade Portuária a concentrar seus esforços também na necessidade de adequação do cais do Porto de Rio Grande para o recebimento desses materiais, os quais possuem dimensões significativas. Uma das alternativas foi a pavimentação de trechos na área de atracação que permitem o armazenamento dos equipamentos até a conclusão do desembaraço e o início do transporte.
Para se tornar um facilitador e também um incentivador de projetos dessa natureza, as diretorias de Operações e de Infraestrutura da Portos RS trabalharam de forma conjunta para a criação de um portão para facilitar a saída dos caminhões que necessitam de maior espaço para manobrabilidade, em razão do tamanho das pás que chegam a atingir 72 metros de comprimento.