sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Ties Herrie de Leijer conheceu o complexo portuário de Rio Grande sob a perspectiva do mar, ocasião em que pôde verificar as empresas instaladas no distrito industrial (Foto: Divulgação/Portos RS)

Região Sul

Governo holandês mira oportunidades de investimentos no Porto de Rio Grande

Atualizado em: 23 de janeiro de 2024 às 8:46
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Empresas do país europeu estão interessadas em áreas de desenvolvimento portuário, logística e hidrogênio verde

A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, recebeu na última semana o executivo Ties Herrie de Leijer, profissional da Netherlands Expert Group for Sustainable Transport (Nestra) empresa de consultoria holandesa especializada em logística sustentável. O encontro teve o objetivo de realização de um estudo para detectar oportunidades de negócios para empresas holandesas, com foco na energia e tecnologia verde, atividade que ganhará força no estado nos próximos anos.

O executivo da Nestra explicou que o estudo visa identificar oportunidades para empresas holandesas nas áreas de desenvolvimento portuário, logística e energia renovável, em especial energia eólica offshore e hidrogênio verde, em portos brasileiros incluindo Pecém, Paranaguá e Rio Grande.

“O estudo busca entender as necessidades e demandas específicas desses portos, as potenciais contribuições da tecnologia e conhecimentos holandeses, além das lacunas existentes nas cadeias de valor atual que a expertise holandesa pode preencher. Além disso, explora oportunidades de colaboração entre empresas holandesas e contrapartes internacionais no Brasil, considerando nichos de mercado, planos de investimento e condições favoráveis nas áreas geográficas focais”, comentou o executivo holandês.

Durante a visita em Rio Grande, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, além de apresentar a infraestrutura do complexo portuário, também falou sobre os estudos realizados pelo governo do estado que tornam os portos gaúchos o elo logístico para o desenvolvimento de projetos energéticos.

Ties Herrie de Leijer conheceu o complexo portuário de Rio Grande sob a perspectiva do mar, ocasião em que pôde verificar as empresas instaladas no distrito industrial. Ele ainda visitou o Estaleiro Rio Grande (ERG), onde as empresas Ecovix e Gerdau estão trabalhando juntas no processo de desmantelamento ecológico da plataforma P-32 que pertenceu à Petrobras, o Estaleiro EBR, em São José do Norte, e a Refinaria de Petróleo Riograndense, a primeira biorrefinaria do país.

Segundo informou a Portos RS, a empresa para qual Ties presta serviços, a Nestra, estará presente na missão holandesa ao Porto do Rio Grande, que está previsto para acontecer no mês de março.

Compartilhe:
TAGS investimento Rio Grande RS sul