quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A primeira escala do navio MSC Euribia em Lisboa faz parte de uma viagem de nove dias que teve início em Las Palmas, na Espanha, e termina em Hamburgo, na Alemanha (Crédito: Divulgação/MSC)

Internacional

Lisboa recebe navio que fez 1ª viagem com zero emissão de gases de efeito estufa

25 de janeiro de 2024 às 11:51
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Trajeto feito por embarcação da MSC foi de aproximadamente 1,6 km com uso de gás natural liquefeito

O Porto de Lisboa, em Portugal, recebeu nesta terça-feira (23) o MSC Euribia, o primeiro navio a realizar uma viagem com zero emissão de gases de efeito estufa. A embarcação fez um pequeno trajeto de quatro dias entre Saint-Nazaire, na França, e Copenhague, na Dinamarca.

A viagem, de mais de mil milhas (aproximadamente 1,6 quilômetros), alcançou as zero emissões de gases com efeito estufa através do uso do combustível gás natural liquefeito (GNL) e da aplicação da abordagem de balanço de massa.

A primeira escala em Lisboa faz parte de uma viagem de nove dias que teve início em Las Palmas, na Espanha, e termina em Hamburgo, na Alemanha. A Administração do Porto de Lisboa (APL) presenteou o comandante da embarcação com uma placa comemorativa da ocasião, para marcar a passagem pela capital portuguesa. O navio foi escoltado por rebocadores da empresa Portugs.

O presidente da APL, Carlos Correia, destacou a chegada da embarcação como um “orgulho” para o Porto de Lisboa. “Este navio é a prova que os stakeholders da indústria de cruzeiros estão alinhados quanto ao objetivo comum, a redução das emissões dos navios e adoção de tecnologia verde para atingir a meta de carbono zero até 2050”, afirmou.

Correia ainda falou sobre o crescimento em investimentos para desenvolver tecnologias sustentáveis entre as companhias de cruzeiros, e destacou o papel do porto em atuações alinhadas com esses princípios.

“As companhias de cruzeiro no geral, e a MSC Cruises em particular, têm vindo a investir e a experimentar tecnologias ambientais inovadoras, e a desenvolver combustíveis alternativos e mais limpos, com vista a conceber navios energicamente mais eficientes. [Por sua vez], o Porto de Lisboa continua a trabalhar no processo de eletrificação do Terminal de Cruzeiros de Lisboa para mitigar tanto quanto possível os impactes ambientais desta atividade”, acrescentou.

Este é o segundo navio de cruzeiros da MSC Cruises movido a GNL. O combustível praticamente elimina os óxidos de enxofre e partículas, além de reduzir os óxidos de nitrogênio em 85% e as emissões de gases de efeito estufa em até 20%.

Compartilhe:
TAGS Lisboa msc Portugal sustentabilidade