sábado, 18 de janeiro de 2025
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Opinião

Editorial

O modal hidroviário e a Barra Norte do Amazonas

A entrega do estudo de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental (EVTEA) para o projeto de concessão do canal de acesso da Barra Norte do Rio Amazonas é um marco significativo, principalmente para a infraestrutura hidroviária na região. O evento, ocorrido no Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, nessa segunda-feira, dia 5, destaca a importância estratégica de manter a navegabilidade da Barra Norte.

A pesquisa sobre a região, custeada por empresas associadas da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), como Cargill, Amaggi, LDC e MRN, reflete a compreensão do setor privado sobre a necessidade de assegurar a profundidade e as condições de navegação na área. O presidente da ATP, Murillo Barbosa, enfatizou o alto custo dos levantamentos hidrográficos nessa área, apontando para a necessidade de um concessionário assumir essa responsabilidade de forma periódica.

O estudo, concluído no ano passado, ressalta a importância da concessão para impulsionar a infraestrutura de acesso hidroviário local. O futuro concessionário não apenas gerenciará o tráfego, mas também desempenhará um papel crucial na condução de levantamentos hidrográficos regulares, na implementação da sinalização náutica e na sua manutenção, contribuindo para o crescimento econômico e aprimoramento logístico da região.

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, que recebeu o estudo, reconheceu a relevância desse EVTEA para a busca por melhorias nas hidrovias da região amazônica. A criação iminente da Secretaria Nacional de Hidrovias, pela pasta, indica um comprometimento estratégico com o desenvolvimento desse setor crucial. Costa Filho destacou os benefícios econômicos e ambientais das hidrovias, ressaltando a necessidade de um planejamento estratégico para o país nesse âmbito.

Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), elogiou a atuação da ATP na Barra Norte, destacando o aumento substancial na movimentação de cargas na região amazônica em 2023. A concessão da Barra Norte é vista como um elemento vital para o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico, beneficiando não apenas a área específica, mas toda a região hidroviária da bacia do Rio Amazonas.

Em síntese, a concessão proposta para a Barra Norte não é apenas um passo fundamental para a melhoria da infraestrutura hidroviária, mas também uma estratégia essencial para garantir a viabilidade contínua da navegação nessa região. O compromisso conjunto dos setores público e privado reflete uma visão abrangente e uma abordagem proativa para o desenvolvimento sustentável do transporte hidroviário na bacia amazônica e, como resultado, para o desenvolvimento da economia nacional.

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