A marca de mais de 65 milhões de toneladas é a já alcançada na história da Autoridade Portuária, que foi fundada em 1935 e administra os portos de Paranaguá e Antonina (Crédito: Claudio Neves/Portos do Paraná)
Região Sul
Portos do Paraná ultrapassa 65 milhões de toneladas e bate recorde histórico em 2023
Movimentação do ano passado foi a maior da Companhia, superando recorde anterior em 12%
Os Portos de Paranaguá e Antonina (PR) bateram um novo recorde de movimentação de cargas em 2023. Com 65,3 milhões de toneladas movimentadas, o número supera em 12% o recorde anterior, registrado em 2022. Os dados foram anunciados pela Portos do Paraná e pelo Governo do Estado em solenidade no Porto de Paranaguá na quinta-feira (8).
A marca de mais de 65 milhões de toneladas é o maior número já alcançado na história da Autoridade Portuária, que foi fundada em 1935.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, a inteligência logística, os ajustes operacionais, além das adequações em tempo de manobras de caminhões e trens, fizeram com que a empresa pública alcançasse recordes tão elevados para o ano.
“Mais uma vez a Portos do Paraná está na vanguarda. Estudos de mercado apontavam este volume de 65 milhões para 2040, então superamos em 17 anos essa estimativa. Isso tudo sem grandes mudanças na nossa infraestrutura, que serão iniciadas agora em 2024. Este recorde se deve a inteligência logística e ajustes operacionais. Não à toa somos o único porto do país reconhecido por quatro anos consecutivos com a melhor gestão”, comentou Luiz Fernando Garcia.
A exportação no ano passado foi de 42.718.813 milhões de toneladas, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior (36.058.499). Os principais destaques, no comparativo com 2022, foram para a exportação de soja, com 14.662.586 milhões de toneladas (47%); e açúcar, com 5.459.221 milhões de toneladas (27%).
Já na importação o crescimento foi de 1% (passando de 22.340.785 para 22.674.442) e o destaque foi para os fertilizantes com 9.968.585 milhões de toneladas movimentadas, número semelhante ao de 2022 (9.990.983).
A Autoridade Portuária classificou o ano de 2023 como desafiador para as operações nos portos paranaenses, principalmente pelo fator das condições climáticas no estado.
“Mesmo com um ano extremamente desafiador, com excessiva quantidade de chuvas, nós conseguimos superar uma meta estabelecida desde o início do ano. Os 65 milhões são resultado de um grande trabalho em conjunto envolvendo todos os colaboradores, terminais, operadores e comunidade portuária”, explicou o diretor de operações, Gabriel Vieira.
Além do crescimento de movimentação, 2023 registrou um crescimento na geração de empregos. 669 pessoas realizaram treinamentos de integração para contratos exclusivos com a Portos do Paraná, representando um crescimento de 24,5% em comparação a 2022 (537).
Além disso, houve um aumento de renda para os TPAs (Trabalhadores Portuários Avulsos), que recebem de acordo com a demanda. Segundo o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), em 2023, o profissional da categoria bloco foi o que apresentou maior variação, com ganhos até 213% maiores que em 2022.
Outros recordes
Em dezembro, a Portos do Paraná registrou a maior movimentação mensal da história, com 6.376.229 milhões de toneladas movimentadas, 45% a mais do que em 2022 (que registrou 4.384.513 milhões de toneladas).
Outro número que chamou atenção foi o de circulação de veículos no pátio de triagem. Em 2023, foram 490 mil caminhões em circulação, um crescimento de 25% em comparação a 2022 (391.017 caminhões).
Projeções
A expectativa para o ano de 2024 é um crescimento ainda maior. Segundo a Autoridade Portuária, para suprir esta demanda, será construído o Moegão, obra orçada em R$ 592 milhões, e que consiste na implantação de um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos. A ordem de serviço para o início da obra já foi assinada e após sua conclusão o ganho será de 63% na capacidade de desembarque de cargas.
Outros investimentos previstos pela Portos do Paraná são por meio dos arrendamentos, os quais são conduzidos diretamente pela empresa pública. O leilão mais recente, realizado em novembro de 2023, foi do PAR09. Arrematado pelo Fundo de Investimento Q-PAR09, a empresa deverá investir R$ 910 milhões em melhorias na infraestrutura.
“A ampliação da infraestrutura para o acesso portuário é fundamental para que possamos atingir o novo objetivo. O Moegão e os arrendamentos de áreas vão permitir suprir esta demanda de mercado”, finalizou Garcia.