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Para a ANTT, a autorização à Rumo representa um avanço na integração logística nacional, conectando os portos do Norte e Sudeste do país através da riqueza do Centro-Oeste (Foto: Divulgação)

Região Centro-Oeste

ANTT autoriza operação regular da Rumo em trecho de ferrovia de Goiás

Atualizado em: 15 de fevereiro de 2024 às 9:42
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Serviço vai cobrir trecho de 282 quilômetros entre os pátios de Ouro Verde e Santa Helena

A Superintendência de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes (ANTT) concedeu autorização para o início das operações comerciais regulares na Rumo Malha Central (RMC), cobrindo um trecho de 282 quilômetros entre os pátios de Ouro Verde e Santa Helena, localizados nos municípios homônimos em Goiás. Embora a autorização tenha sido emitida pela agência no último dia 9, a divulgação dessa informação só foi feita na segunda-feira, dia 14.

O trecho, inaugurado em 2023, estava operando inicialmente em regime de comissionamento, sujeito a testes e restrições operacionais para avaliar a eficácia da ferrovia. Após uma avaliação positiva por parte da equipe de fiscalização ferroviária da ANTT, foi autorizada a transição para o regime comercial regular.

Em nota publicada em seu site, a ANTT destacou que a autorização representa um avanço significativo na integração logística nacional, conectando os portos do Norte e Sudeste do país através da riqueza do Centro-Oeste.

“A autorização para o início das operações na Rumo Malha Central representa um marco significativo no desenvolvimento da infraestrutura logística do Brasil, promovendo maior eficiência e competitividade nos transportes de carga. Além disso, fortalece a posição do país como um importante hub logístico na América do Sul”, diz o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

Operação

De acordo com a agência, os trens que irão operar nessa rota seguirão um padrão específico: serão compostos por duas locomotivas C30 e 16 vagões, com um peso bruto de 1.200 toneladas e um peso líquido de 500 toneladas úteis, além de terem um comprimento máximo de 400 metros.

Inicialmente, está previsto o transporte de uma variedade de mercadorias, incluindo carne bovina congelada, milho, açúcar, peças automotivas, minério e algodão.

Para a ANTT, a entrada em operação dessa nova rota possibilitará uma maior eficiência no transporte de cargas e mercadorias, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com benefícios ambientais, uma vez que o transporte ferroviário é conhecido por sua menor emissão de poluentes em comparação com outros modos de transporte.

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