sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Brasil forma aliança visando o aquecimento global

Atualizado em: 15 de fevereiro de 2024 às 10:39
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

O Brasil formou uma aliança com os Emirados Árabes e o Azerbaijão para conter o aquecimento global. O acordo, chamado de troika (trio), envolve o país que comandou a última Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (os Emirados Árabes, na COP-28) e as nações que vão coordenar as duas próximas (Azerbaijão, na COP-29, neste ano, e o Brasil na COP-30, em 2026). Em mensagem enviada à cerimônia em que foi formalizada a parceria inédita, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a importância da transição energética proposta pelo Balanço Global do Acordo de Paris e, consequentemente, do planeta não ultrapassar a marca de 1,5 grau Celsius (ºC) no aquecimento global.

Segundo Marina Silva, o esforço conjunto entre os três países, iniciado em Dubai, resultará no redirecionamento de investimentos e das políticas públicas nos três países para a “eliminação progressiva dos combustíveis fósseis na matriz energética, a partir desta década, e para triplicar a capacidade de energia renovável, até 2030”.

O não cumprimento dessas ações, destacou a ministra, representa “sério risco de interferência irreversível” das ações humanas no sistema climático. “E nós (os três países) seremos julgados pela celeridade com que traduzirmos em ações concretas as decisões da COP 28”.

Compartilhe:
TAGS aquecimento global BRASIL COP 28