sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Para carregar totalmente o TT, é necessário aguardar aproximadamente 90 minutos, o que garante no mínimo nove horas de autonomia contínua, de acordo com o nível de operação (Foto: Divulgação/Portonave)

Região Sul

Portonave inicia operações com Terminal Tractors elétricos

Atualizado em: 15 de fevereiro de 2024 às 12:02
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Novos equipamentos passaram por fase de testes e agora fazem parte da frota do terminal

O terminal portuário de Navegantes (Portonave) iniciou suas operações com o Terminal Tractor (TT) elétrico da Schacman Shanghai Ally Automobile. O TT tem a função de transportar os contêineres dos navios ao pátio de operações e vice-versa.

Segundo o Portonave, foram investidos R$ 1 milhão com o novo equipamento, que representa o dobro do valor de um TT movido a diesel. Atualmente, a empresa conta com 40 Terminal Tractors. O intuito é realizar testes com o novo equipamento para avaliar novas aquisições e a troca da frota.

O equipamento é 100% elétrico e não emite gases poluentes como o dióxido de carbono e os óxidos de nitrogênio e enxofre. Sua aquisição faz parte do projeto de descarbonização do terminal, que investe em equipamentos modernos e sustentáveis para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Ainda de acordo com o Portonave, os Terminal Tractors trazem agilidade para as operações no costado e possuem capacidade de carga de 90 toneladas. Com uma bateria de 281 quilowatt-hora (kWh), composta por fosfato de ferro e lítio, e um carregador de 180 kW, para carregar totalmente o TT, é necessário aguardar aproximadamente 90 minutos, o que garante no mínimo nove horas de autonomia contínua, de acordo com o nível de operação.

Testes

O TT elétrico passou pelo Endurance Test no Portonave, no qual em 84 horas de operação não apresentou falhas. Após a etapa, foi liberada para as atividades.

O investimento é de origem da empresa Schacman Shanghai Ally Automobile, uma das maiores fabricantes de veículos pesados e peças na China, com exportações para mais de 100 países.

As manutenções são realizadas pela equipe da Portonave a cada 500 horas de operação. Atualmente, cerca de 140 profissionais trabalham no departamento de Manutenção do Portonave.

Compartilhe:
TAGS elétricos Portonave sustentabilidade terminal de Navegantes Terminal Tractors