domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Live do Sudeste Export será às 15h (crédito: Divulgação)

Região Sudeste

Sudeste Export debate desafios do Porto do Rio nesta 4ª-feira

20 de julho de 2022 às 12:20
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Live, às 15h, será transmitida pelo Portal BE News

“112 anos do Porto do Rio de Janeiro: desafios e oportunidades para todo o sistema portuário fluminense” é o tema da live que o Sudeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária promoverá hoje, quarta-feira (20), a partir das 15 horas, com transmissão on-line pelo Portal BE News.

O fórum será comandado pelo presidente do Conselho do Sudeste Export, Marcelo Sammarco, e contará com a participação do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mario Povia; da gerente-geral da Unidade de Agenciamento Marítimo da Wilson Sons, Flávia Carvalho; e do diretor da Triunfo Logística, Mario Meira. 

Situado na costa oeste da Baía de Guanabara, o porto organizado sob gestão da Companhia Docas do Rio de Janeiro tem uma área operacional de 1 milhão de m², cais acostável de 6,7km de extensão, com 31 berços, profundidade que varia de 10 a 15 metros e possui 15 pátios abertos e 18 armazéns. 

O porto fluminense opera na exportação de contêineres, ferro gusa, produtos siderúrgicos e veículos. Já na importação, as principais cargas movimentadas são contêineres, trigo, produtos siderúrgicos e concentrado de zinco.

O complexo portuário tem acesso ferroviário via Terminal do Arará, operado pela MRS Logística S/A. Liga o porto à região do Centro-Sul do Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba, e de lá aos estados de São Paulo e Minas Gerais.

O acesso rodoviário é pelas vias federais BR-040, BR-101, BR-116 e estaduais: RJ-071 e RJ-083, via Avenida Brasil e Avenida Portuária. Há em curso medidas no intuito de melhorar ainda mais os acessos rodoviários ao porto, como a retomada do projeto de construção das fases 3, 4 e 5 da Via Alternativa, que contribuirá para a melhoria da trafegabilidade dos veículos de carga na região.

Compartilhe:
TAGS 112 anos brasil export CDRJ docas porto rio de janeiro Sudeste Export