sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, conversou sobre os aeroportos do Norte com o CEO da Vinci Airports, Júlio Cesar Ribas, e o diretor institucional, Thierry Besse (Foto: Sergio Francês/MPor)

Aeroportos

Modernização de aeroportos na região Norte é tema de reunião no Ministério

Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 11:02
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Ministro Silvio Costa Filho e representantes da operadora Vinci Airports discutiram o assunto

Autoridades do Ministério de Portos e Aeroportos se encontraram com representantes da operadora Vinci Airports para discutir estratégias de desenvolvimento e investimento voltadas à modernização e expansão dos aeroportos na região Norte do Brasil. Sob a liderança do ministro Sílvio Costa Filho, a reunião, realizada na terça-feira, dia 20, buscou reforçar a cooperação para melhorar os serviços aeroportuários, priorizando eficiência operacional e segurança dos usuários.

Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ano passado, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destina um investimento total de R$ 10,2 bilhões para o setor aéreo, incluindo planos de desenvolvimento aeroportuário para o Norte do país. Dos 48 projetos de concessão já existentes, 14 estão na região.

Os investimentos no norte do país incluem a construção de novos aeroportos, reformas e ampliações de terminais existentes, e melhorias na sinalização e segurança das pistas. Projetos como a construção de cercas e expansão das pistas de pouso estão planejados em diversos municípios do Amazonas, como Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá, Eirunepé, Carauari, Apuí e Santa Isabel do Rio Negro. Além disso, novos terminais de passageiros serão erguidos em Coari, Manicoré, Maués, Parintins e Itacoatiara.

Silvio Costa Filho, ressaltou que as ações impulsionam o turismo e fortalecem o desenvolvimento local. “Essas iniciativas não apenas promovem o turismo local, mas também contribuirão para o crescimento da região e garantirão serviços essenciais para a população, como atendimento médico mais rápido para os residentes dos municípios dessas regiões”, afirmou.

Durante a reunião, o CEO da Vinci Airports, Júlio Cesar Ribas, e o diretor institucional, Thierry Besse, apresentaram melhorias que vêm sendo feitas nos aeroportos. Entre elas, a implementação de um sistema automatizado de acesso ao embarque doméstico e uma reestruturação no fluxo de passageiros para embarques internacionais. A expectativa é de que os passageiros possam experimentar esses serviços a partir de outubro deste ano.

Em 2021, a Vinci Airports adquiriu a concessão de sete terminais na região Norte. São eles os aeroportos de Cruzeiro do Sul e Rio Branco (AC); Manaus, Tabatinga e Tefé (AM); Porto Velho (RO); e Boa Vista (RR).

Compartilhe:
TAGS aeroportos Ministério Região Norte